Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano
88 Discursos e Rupturas de Fronteiras na Clínica Comum em Saúde RÉSUMÉ : La manière dont plusieurs professions en santé ont été instituées résulte d’une affirmation (historique et politique) de la spécificité du domaine des savoirs et des compétences. Dans cet article, nous avons le but de présenter quelques questions concernant les modes contemporains d’action de ces professionnels de la santé, fortement influencés par les connaissances et les discours de la biomédecine. Nous soulevons également des questions en lien avec ce que nous avons convenu appeler de « clinique commune », avec l’objectif de les localiser en suivant ses traces historiques et politiques. Appuyés par une expérience de formation interprofessionnelle, nous abordons les « évidences » et les « singularités » en tant que formations du « commun » produit dans la contemporanéité. Mots-clés: Pratiques professionnelles; clinique commune; biomédeci- ne; discours. RESUMO : A constituição de diversas profissões na área da saúde fez- -se mediante a afirmação (histórica e política) da especificidade de do- mínio de saberes e competências. Este artigo pretende apresentar algu- mas questões relativas aos modos contemporâneos de atuação desses profissionais no campo da saúde que são fortemente permeados pelo saber e discurso da biomedicina, e também pelo que temos denomina- do de clínica comum buscando localizá-las em seus lastros históricos e políticos. Apoiados por uma experiência de formação interprofissional, abordamos as “evidências” e as “singularidades” como formações do “comum” produzido na contemporaneidade. Palavras-chave : Práticas Profissionais; Clínica Comum; Biomedicina; Discurso. Introdução A constituição de diversas profissões na área da saúde fez-se mediante a afirmação (histórica e política) da especificidade de domínio de saberes e competências. Tal processo não ocorreu sem resistências e tensões diante da criação de novas áreas; corporações se engajaram na defesa de conhecimentos e competências privativas (FREIDSON, 1998), estabelecendo fronteiras, que, por sua vez, foram (e são) fre- quentemente postas em cheque. De todo modo, a multiplicação destas profissões (são 15 as reconhecidas no Brasil como sendo do campo da saúde) criou a necessidade de intercâmbio e, ainda mais, de trabalho conjunto destes profissionais. Este artigo pretende apresentar algumas
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