Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano

82 Grupo de Treinamento de Pais: um relato de experiência BIELING, Peter J.; MCCABE, Randi E.; ANTONY, Marin M (Org.). Terapia cog- nitivo-comportamental em grupos . Porto Alegre: Artmed, 2008. Livro eletrônico. BOLSONI-SILVA, Alessandra. T.; DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda A. P. Relacionamento pais-filhos: um programa de desenvolvimento interpessoal em grupo. Psicologia Escolar e Educacional , ano 3, n. 3, p. 203-215, 2000. Disponível em: <http://www.rihs.ufscar.br/wp- content/uploads/2015/02/Relacionamento-pais-filhos-um-programa-de- desenvolvimento-interpessoal-em-grupo.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2015. COELHO, Marilia V.; MURTA, Sheila G. Treinamento de pais em grupo: um relato de experiência. Estudos de Psicologia , Campinas, v. 24, n. 3, p. 333-341, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v24n3/a05v24n3. pdf>. Acesso em: 15 ago. 2015. DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das habilidades sociais : terapia e educação. Petrópolis: Vozes, 1999. ______. Assertividade, sistema de crenças e identidade social. Psicologia em Revista , Belo Horizonte, v. 9, n. 13, p. 125-136, 2003. Disponível em: <http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ ARQUI20041214095307.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2015. FALEIROS, Thais C.; HÜBNER, Maria Martha Costa. Efeito do reforçamento dife- rencial de resposta verbal referente à leitura sobre a duração da resposta de ler. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva , Belo Horizonte, v. IV, n. 2, p. 307-3016, 2007. Disponível em: <http://www.usp . br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/view/201>. Acesso em: 15 ago. 2015. HANNA, Elenice S.; TODOROV, João Cláudio. Modelos de Autocontrole na Análise Experimental do Comportamento: Utilidade e Crítica. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 18, n. 3, p. 337-343, 2002. Disponível em: <https:// mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm#inbox/14f2e8f0426a70c7?project or=1>. Acesso em: 15 ago. 2015. LABBADIA, Eunice M.; CASTRO, Lílian L. Intervenções para pais de crianças e ad- olescentes em terapia cognitivo-comportamental. In: CORDIOLI, Aristides V. (Org.). Psicoterapias : abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008. cap. 41, p. 745-759. OLIVARES, José; MÉNDEZ, Francisco X.; ROS, María Carmen. O treinamento de pais em contextos clínicos e da saúde. In: CABALLO, Vicente E.; SIMÓN, Miguel Ángel (Org.). Manual de psicologia clínica infantil e do ado- lescente : transtornos específicos. São Paulo: Livraria Santos Editora, 2005. cap. 15, p. 365-385. PINHEIRO, Maria Isabel S. et al. Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Pais de Crianças com Problemas de Comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica , Porto Alegre, ano 19, n. 4, p. 407-414, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v19n3/a09v19n3.pdf >. Acesso em: 14 ago. 2015.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz