Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano
Vanessa Trintin Rodrigues, Gibson Juliano Weydmann e Martha Wallig Brusius Ludwig 75 fornecidas pelas pais, o TP propõe que a maior parte dos problemas de comportamento dos filhos se manifesta e perdura devido a déficits nas habilidades educativas dos pais e, para que haja uma mudança nos com- portamentos-problema, é necessário que antes ocorra uma mudança na forma como os pais interagem com seus filhos. (PINHEIRO et al., 2006). Com vistas nessa mudança, o TP surge como uma modalidade de intervenção cuja proposta é capacitar os pais para que estes ado- tem uma relação mais saudável na interação pais e filhos. (PINHEIRO; HAASE, 2012). O TP permite que os pais compreendam o seu papel na ma- nutenção dos comportamentos-problema dos filhos, ou seja, aqueles comportamentos que impedem o desenvolvimento de uma relação mais saudável. Através de uma revisão das habilidades deficitárias que os pais possuem em seus repertórios básicos de comportamentos. (OLIVARES; MÉNDEZ; ROS, 2005), estes são convidados a observar em que momentos e sob quais circunstâncias os comportamentos-pro- blema dos filhos são evocados. Portanto, os pais são ensinados a serem seus próprios terapeutas e também de seus filhos. (PINHEIRO et al., 2006). A eficácia do treinamento de pais está pautada em três condi- ções básicas: a aquisição de habilidades e modificação dos comporta- mentos próprios por parte dos pais; a ocorrência das mudanças com as crianças; e a generalização e manutenção das mudanças. (COELHO; MURTA, 2007; MARINHO, 2005; PINHEIRO et al., 2006). Com o objetivo de relatar uma experiência e aprimorar formas de trabalhar com pais em uma clínica-escola, o presente estudo ilustra efeitos de um grupo de treinamento de pais sobre a relação destes com seus filhos, exemplificando com algumas situações que denotam dife- renças nos comportamentos dos pais com relação aos seus filhos. Além disso, discute-se a estrutura do grupo realizado. Método Participaram deste relato de experiência seis mães vinculadas à clínica-escola da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, que foram atendidas no Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) por alunos do Estágio Profissional do curso de Psicologia. Das 6 mães participantes, 4 delas tinham o(a) filho(a) em atendimento pela Psicologia PAAS (em grupo ou individual) e apenas duas mães realiza- vam atendimento psicoterápico individual no mesmo serviço.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz