Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano

74 Grupo de Treinamento de Pais: um relato de experiência vés da demanda que estava sendo trazida. Ambos os coordenadores perceberam que a escuta das queixas das mães relacionadas aos filhos, no processo grupal, favorecia o vínculo destas com os coordenadores e a coesão do grupo, além de facilitar o aprendizado das temáticas tra- balhadas nos encontros. Palavras-chave : Treinamento de pais; intervenção em grupo; Introdução Os pais possuem um importante papel no desenvolvimento pessoal, afetivo e social da criança. Um ambiente familiar com comu- nicação interpessoal precária pode dificultar a aprendizagem das ha- bilidades sociais básicas, influenciando em possíveis dificuldades rela- cionadas à competência social do indivíduo. (BOLSONI-SILVA; DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2000; DEL PRETTE; DEL PRETTE, 1999). Na psicoterapia com crianças e adolescentes, o auxílio e a parti- cipação dos pais é fundamental. Modelos recentes de psicoterapia infantil, dentre eles o modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), focado no trabalho com pensamentos, emoções e comportamentos das crianças, adotaram o trabalho com os pais como uma forma de ampliar o alcance dos efeitos da psicoterapia. (ASBAHR; ITO, 2008). A intervenção com os pais é indicada na maioria dos casos para diversos transtornos psiquiátricos e otimiza o papel dos pais na compreensão do tratamento quando a criança está em psicoterapia. (LABBADIA; CASTRO, 2008), mesmo em casos em que não haja um diagnóstico psicopatológico. A tradição de trabalhar com os pais segue uma lógica que vai além do modelo proposto pelas primeiras abordagens de psicoterapia com crianças, indo ao encontro às terapias de modificação de compor- tamento do behaviorismo metodológico de Watson, à teoria da apren- dizagem social da teoria social cognitiva de Bandura e, posteriormente, ao modelo de seleção por consequências do behaviorismo radical de Skinner. (PINHEIRO; HAASE, 2012). Todos estes modelos trabalham com o efeito das práticas dos pais sobre o comportamento dos filhos. Um dos modelos behavioristas mais conhecidos no tratamento de crianças é o Treinamento de Pais (TP). (PINHEIRO et al., 2006). Através da psicoeducação dos pais/educadores sobre o modelo de se- leção por consequências (SKINNER, 2007), onde os comportamentos dos filhos são mantidos pelas consequências reforçadoras ou punitivas

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