Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano

Vanessa Trintin Rodrigues, Gibson Juliano Weydmann e Martha Wallig Brusius Ludwig 73 ... Grupo de Treinamento de Pais: um relato de experiência Vanessa Trintin Rodrigues 1 Gibson Juliano Weydmann 2 Martha Wallig Brusius Ludwig 3 RESUMO : Um ambiente familiar com comunicação interpessoal precária pode dificultar a aprendizagem das habilidades sociais bási- cas, influenciando em possíveis dificuldades relacionadas à competên- cia social do indivíduo. O Treinamento de Pais (TP) permite que os pais compreendam o seu papel na manutenção dos comportamentos- -problema dos filhos, ou seja, aqueles comportamentos que impedem o desenvolvimento de uma relação mais saudável. Com o objetivo de relatar uma experiência e aprimorar formas de trabalhar com pais em uma clínica-escola, o presente estudo ilustra efeitos de um grupo de TP sobre a relação destes com seus filhos, bem como se discute a estrutura do grupo realizado. Ainda que durante o andamento do grupo a pro- posta tenha sido modificada em relação planejamento prévio, houve evolução no processo do grupo como um todo e de cada participan- te individualmente. No decorrer dos encontros, as mães demandavam um espaço de escuta sobre a relação destas com seus filhos(as), o que eventualmente levava as participantes do grupo a se conectarem atra- 1 Graduanda em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e Estagiária curricular no Projeto de Atenção Ampliada à Saúde – PAAS. vantrintin@gmail.com 2 Graduando em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e Estagiário curricular no Projeto de Atenção Ampliada à Saúde – PAAS. gibsonjw6@gmail.com 3 Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do RS – PUCRS, mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela PUCRS. Psicóloga clínica, docente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e supervisora no Projeto de Atenção Ampliada à Saúde – PAAS. marthaludwig@hotmail.com

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz