Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano

70 Os primeiros passos da Oficina de Contos do PAAS centralizadora, quando passou a aceitar que os demais colocavam suas opiniões, faziam escolhas e promoviam alterações na organização das brincadeiras. Houveram também grandes ganhos por parte das demais crianças, principalmente em relação à socialização. Considerações finais A partir desta experiência foi possível concluir que a Oficina de Contos é um dispositivo favorável para a promoção de saúde das crianças e seus cuidadores. Entende-se que esta prática grupal permitiu ganhos na socialização das crianças, promoveu a ressignificação dos conflitos e potencializou a interação e fortalecimento dos vínculos fa- miliares, na medida em que permitiu que não ditos viessem à tona para serem trabalhados. No que se refere ao entendimento sobre o vínculo afetivo, ficou nítida a sua importância para a saúde psíquica das crianças e seu desenvolvimento pleno. Cabe também mencionar que a mudança de comportamento das crianças durante os encontros mobilizou os cuidadores e esses puderam desenvolver um novo olhar em relação a elas. Este trabalho teve a intenção de relatar em poucas palavras esta rica experiência que gerou marcas em todos os envolvidos. Não foram só as crianças e seus cuidadores que foram beneficiados e se modifica- ram com esta proposta de trabalho, mas também o PAAS e sua equipe se transformaram, uma vez que se passou a investir nessa modalidade de trabalho, que permanece até hoje na instituição. Sem contar a esta- giária que auxiliou na construção desta proposta, que ainda se mantém próxima da temática dos contos infantis e se mobilizou para escrever sobre a sua experiência, anos mais tarde. Falamos aos pacientes sobre a importância de se conhecer a própria história, de se entender o passado para se pensar o futuro. Assim, entende-se que, através desta escrita, também se pode pensar sobre a Oficina de Contos do PAAS, sua história e suas perspectivas futuras. Referências AFONSO, Maria Lúcia M.(org.). Oficinas em dinâmica de grupo : um método de intervenção psicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas . 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1980.

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