Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano

64 Os primeiros passos da Oficina de Contos do PAAS formação do grupo de trabalho há a possibilidade de elaborar conflitos e fantasias, produzindo, então, efeitos psicoterapêuticos significativos. A ilusão de coesão traz uma sensação de proteção contra a angústia, assim como promove a despersonalização dos membros do grupo. (AFONSO, 2006). Na comunicação em grupo, ao reorganizar a sua narrativa os participantes podem desconstruir representações que sustentavam a sua narrativa, buscando novos significados sem perder a direção da vida e se apoiar na rede de interações e transferências no grupo. A escolha dos temas a serem abordados frequentemente está associada a conflitos que precisam ser enfrentados, mas que chegarão à elaboração somente se houver o desejo e a disponibilidade dos participantes para enfrentar suas resistências, onde se percebe a importância da rede de comunicação e transferência no grupo para enfrentar o medo das mu- danças. (AFONSO, 2006). A Oficina de Contos do PAAS: o início da proposta I nicialmente a metodologia utilizada nesse espaço se baseou, predominantemente, no trabalho de Gutfreind (2010), intitulado O Terapeuta e o Lobo , além do material teórico de Afonso (2006), Bettelheim (1980), Corso e Corso(2006), Torossian (2008), entre outros. Participaram crianças de 03 até 11 anos de idade, cujos pais ou responsáveis procuraram o PAAS para atendimento psicológico, realizaram um cadastro na instituição e, portanto, foram convidados a participar desta atividade que estava iniciando. A partir do interesse, estes pais ou responsáveis foram chamados para uma Entrevista de Avaliação em Grupo, cujo propósito foi apresentar em detalhes a pro- posta de trabalho, explorar a queixa e desejo pelo atendimento, bem como entender sobre a dinâmica familiar. Na experiência aqui relatada, além da Entrevista de Avaliação em Grupo, foram propostos quatro encontros, que aconteceram sema- nalmente, às quartas-feiras pela manhã, com duração de 1h30min, nos quais estavam convidados a participar as crianças e seus cuidadores. A dinâmica dos encontros foi estruturada com base no trabalho de Gutfreind (2010) da seguinte forma 6 : 1) Momento inicial: Espaço de no- tícias e novidades; se há novos integrantes retoma-se o contrato, a apre- sentação da sala de espelho e a combinação sobre o sigilo, bem como 6 Outras atividades também foram inseridas nos encontros, e serão relatadas a seguir, em razão da articulação com o Estágio Básico em Psicologia.

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