Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano

Camila Crippa, Franciela Viau, Aline Aparecida da Silva Pierotto e Cristiane Melere 55 Os encontros... Inicialmente houve dificuldade na captação dos participantes, devido ao horário escolar que conflitava com o horário em que acon- teceu o grupo. O primeiro encontro: realizamos apresentação dos participan- tes e das coordenadoras de forma lúdica, compareceram apenas duas crianças. Houve um momento de frustração entre as coordenadoras, mas foi trabalhado com o objetivo de captar mais crianças para os próximos encontros. Orientamos os participantes a importância da ali- mentação saudável e prática de atividade física, assim como cuidados com saúde bucal, higiene corporal e alimentação, possibilitando estra- tégias de enfrentamento para boa relação grupal e habilidades sociais, como uma introdução. Para conhecer melhor os participantes, realiza- mos uma atividade com desenho. O segundo encontro: as coordenadoras se depararam com a dificuldade de conduzir o grupo em função da presença de um novo participante, foi solicitado aos demais participantes que se apresentas- sem ao novo integrante assim como contar um pouco qual a proposta que seria trabalhada. As acadêmicas optaram por trabalhar com vídeo infantil sobre educação alimentar, cujo objetivo era gerar uma reflexão sobre hábitos alimentares e escolhas mais saudáveis e nutritivas duran- te este ciclo da vida. Após a visualização do vídeo foi proposta uma discussão sobre o mesmo, e houve bastante dificuldade em manter a atenção das crianças, pois o novo integrante trouxe inquietação aos demais participantes. O terceiro encontro: foi trabalhada a atividade sobre a impor- tância da lavagem adequada das mãos e a importância desta se tornar um hábito. Enquanto acontecia a dinâmica, as acadêmicas perceberam que os três meninos presentes neste dia, trouxeram algumas questões sobre sexualidade, houve desconforto para trabalhar este assunto, por parte das acadêmicas. Porém se teve a necessidade de dar conta do assunto em pauta, e dificuldade para manter a atenção deles, devido às questões que trouxeram, fugindo do foco da proposta. Essa dificuldade foi trabalhada com a supervisão, pois as coordenadoras não estavam preparadas para abordar o assunto sexualidade naquele momento. O quarto encontro: foi trabalhado pelas acadêmicas como seria a atividade do dia. Teve sentimento de empolgação com o assunto e com vídeo infantil sobre escovação que foi apresentado. As acadêmicas

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz