Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano
54 Grupo de promoção da saúde de crianças: relato de experiência sobre o trabalho interdisciplinar coordenadoras, a fim de ter as três principais áreas interdisciplinares do PAAS atuando no trabalho grupal com as crianças. As temáticas foram construídas a partir do diálogo entre as aca- dêmicas e supervisoras no Núcleo de Práticas Grupais e previamente redigidas no projeto e cronograma das atividades, e assim elaboradas de acordo com a área de competência e afinidade de cada acadêmica e supervisora. As atividades foram planejadas com enfoque no âmbito preventivo e de promoção a saúde da criança, construídas de forma dinâmica, sendo utilizados vídeos infantis, atividades práticas, fala des- contraída e atividades com desenhos, tintas, pinturas entre outros. Sentimentos e pensamentos... As acadêmicas que coordenaram o grupo estavam em sua pri- meira experiência de realizar um trabalho em grupo interdisciplinar. Era desconhecido como seriam as reações e interações das crianças frente às propostas que se apresentariam, assim como ocorreu senti- mento de ansiedade no início dos encontros, com as atitudes e reações das crianças que seriam desconhecidas. Percebeu-se que as crianças que participaram do grupo estu- davam todas na mesma escola e conheciam-se, todas da mesma série, porém de turmas diferentes. Essa informação gerou algumas sensações nas acadêmicas, que foram levadas para a supervisão, como: facilitou a integração dos participantes, mas proporcionou desconforto e vergo- nha nas crianças que já se conheciam ao tratar de alguns assuntos, dei- xando algumas das crianças retraídas; dispersou o foco nas atividades em função conversas paralelas, sendo mais uma vez necessário a reor- ganização das atividades propostas, para que nestes casos os assuntos que possivelmente poderiam trazer constrangimento fossem tratados em grupo com a fala direcionada a todas as crianças, inclusive a aquelas mais retraídas. Com o andamento dos encontros, alguns pensamentos foram desmistificados e outros se confirmaram, como possíveis reações ne- gativas das crianças, em relação as atividades que seriam expostas. Foi trabalhado os problemas e/ou dificuldades das acadêmicas com tran- quilidade, junto às supervisões, com o objetivo de retornar ao próximo encontro de modo resolutivo para manter as propostas. Também foi exposto aos demais participantes do núcleo e coordenadores de outros grupos, sobre demandas pertinentes em comum, para discussão ser mais enriquecedora.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz