Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano

Camila Crippa, Franciela Viau, Aline Aparecida da Silva Pierotto e Cristiane Melere 53 Metodologia O presente artigo apresenta a experiência de acadêmicas de en- fermagem e nutrição, vinculadas ao Projeto de Atenção Ampliada a Saúde – PAAS, as quais coordenaram o grupo de crianças, no período de 04/05/2015 à 13/07/2015, que foi supervisionado por professoras do curso de Enfermagem, Nutrição e Psicologia. Estratégias de ação do grupo de promoção da saúde das crianças Participantes: O grupo foi realizado com quatro crianças, três do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idade entre oito e dez anos. Todos os participantes do grupo eram residentes no município de São Leopoldo/RS, e matriculados na rede municipal no ensino fun- damental. Nº de encontros: Ocorreram seis encontros quinzenais, com duração de 60 minutos cada, tendo uma temática previamente elabora- da conforme o cronograma. Atividades desenvolvidas nos encontros: Foram realizadas atividades de orientação para os participantes quanto à importância da alimentação e da prática de atividades físicas saudáveis, assim como orientações sobre cuidados com higiene bucal e corporal, possibilitan- do estratégias de fortalecimento para boa relação grupal e habilidades sociais. Resultados A experiência... No desenvolvimento inicial do grupo as acadêmicas tinham como objetivos orientar os participantes sobre a importância da ali- mentação saudável, práticas de atividade física, cuidados com saúde bucal e higiene corporal, possibilitando estratégias de enfrentamento para boa relação grupal e habilidades sociais. As atividades foram coordenadas e planejadas pelas acadêmicas de enfermagem e nutrição com o convite para a participação, em um encontro, de uma acadêmica de psicologia. A inclusão desta acadêmica na coordenação do próximo grupo foi discutida, junto com as atuais

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz