Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano

52 Grupo de promoção da saúde de crianças: relato de experiência sobre o trabalho interdisciplinar meados pela ansiedade e descoberta das demandas trazidas pelo gru- po. Os encontros aconteceram com dinâmicas e integração das crian- ças, que mostraram interesse nas atividades propostas. Destacamos a importância da atuação da equipe interdisciplinar no trabalho grupal como uma estratégia para o enfrentamento dos desafios da promoção da saúde e suas interfaces. O trabalho com as crianças deve contemplar o desejo e a falas das crianças assim como ocorrer de forma lúdica. O diálogo entre as áreas das acadêmicas e supervisão é essencial para uma boa evolução do grupo. Palavras-chave : Interdisciplinar; Grupo; Criança; Enfermagem; Nutrição; Psicologia; Promoção da saúde. Introdução A construção da interdisciplinaridade tem sido um processo contínuo e crescente no âmbito da saúde, visto que há a necessidade de uma visão holística do indivíduo, para dar conta da complexidade e dimensão do processo saúde-doença. Com isto, este processo vem ganhando relevância como uma estratégia para formação de profissio- nais aptos para o trabalho em equipe, o que caracteriza uma ferramenta essencial para o cuidado em saúde. (ARAÚJO, 2007). O trabalho interdisciplinar significa a possibilidade da prática de um profissional se reconstruir no outro, transformando ambos na intervenção do contexto onde estão inseridos. (BRASIL, 2001). A educação interdisciplinar vem ganhando relevância como es- tratégia na formação dos profissionais aptos para trabalhar em equipe, o que se torna fundamental no trabalho integral do cuidado em saúde. (BATISTA, 2013). O enfoque interdisciplinar mostra-se importante nas atividades grupais, pois permite, a partir da aproximação de diversas experiências profissionais, a potencialização do cuidado a saúde da criança em idade escolar. (VILLARDI, 2012). O objetivo do presente artigo é relatar a experiência de uma intervenção em grupo interdisciplinar, conduzida por acadêmicos de enfermagem e nutrição, abordando os aprendizados, desafios e pers- pectivas ao longo do trabalho realizado com crianças de oito a dez anos, em atendimento pelo Serviço-Escola da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz