Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano

Débora Cipriani, Francine N. de Souza, Juliana S. Ribeiro, Larissa B. da Luz, Luana de Castro Flores e Rosana C. de Castro 49 EIZRICK, C. L.; AGUIAR, R. W. de; SCHESTATSKY, S. S. Psicoterapia de orien- tação analítica . Fundamentos teóricos e clínicos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. FERNANDES, B. S. et al. A supervisão, o supervisor e os supervisionandos. Rev. SPAGESP , Ribeirão Preto, v. 5, n. 5, dez. 2004. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677- 29702004000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 jul. 2015. FRANKE D.; SILVA J. C. Da escuta à escrita: a construção do caso clínico em psicanálise. Psicanálise & Barroco em Revista , v. 10, n. 2, p. 42-61, dez. 2012. Disponível em: <http://www.psicanaliseebarroco.pro.br/revista/ revistas/20/PeBRev20_06_Frake_Silva.pdf>. Acesso em: 06 set. 2015. GREEN, A. La pensée clinique . Paris: Éditions Odile Jacob, 2002. KICHLER G. F.; SERRALTA F. B. As Implicações da Psicoterapia Pessoal na Formação em Psicologia. Psico , Porto Alegre, PUCRS, v. 45, n. 1, p. 55-64, jan./mar. 2014. MARCOS, C. M. A Supervisão em Psicanálise na Clínica Escola: Breve Relato de uma Pesquisa. Revista Mal-estar e Subjetividade . Fortaleza, v. 12, n. 3-4, p. 853-872, set./dez. 2012. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo. oa?id=27130172015>. Acesso em: 09 ago. 2015. MONTEIRO, N. R. de O.; NUNES, M. L. T. Supervisor de psicologia clínica : um professor idealizado? 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200015>. Acesso em: 30 abr. 2015. PICHON-RIVIÈRE, E. O processo grupal . São Paulo: Martins Fontes, 1982. SEI M. B.; PAIVA M. L. S. C. Grupo de Supervisão em Psicologia e a Função de Holding do Supervisor. Psicologia : ensino e formação, v. 2, n. 1, p. 9-19, 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S2177- 20612011000100002&script=sci_arttext>. Acesso em: 07 set. 2015. SILVA, J. F. G. Comunicação e aprendizagem na supervisão analítica. Cadernos de Psicanálise - SPCRJ , Rio de Janeiro, v. 19, n. 22, p. 113-133, 2003. UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS. Unidade Acadêmica de Graduação. Proposta de Revisão Curricular e Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Psicologia. São Leopoldo, 2009. Psicanalítico. Estudos de Psicologia , v. 12, n. 3, p. 259-268, 2007. WATKINS JR, C. E. Handbook of psychotherapy supervision . Hoboken, New Jersey: Wiley, 1997. Disponível em: <http://www-ccd.usc.edu/assets/ sites/376/docs/1997_Lopez_Handbook_of_psychotherapy_cultural_ competence_in_psychotherapy.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2015. WINNICOTT, D. W. O brincar. Uma exposição teórica. In: WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade . Rio de Janeiro: Imago, 1975

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz