Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano
48 Supervisão em grupo: ensino aprendizagem em psicoterapia. Relato de experiência de nossos pacientes e sabemos que, ao longo de três semestres muito se transformou em nós, mas de que muito ainda podemos crescer. Desta forma, não cessamos de destacar a relevância da super- visão grupal para o nosso aprendizado como estagiárias. O encontro grupal, que por si só é capaz de gerar novas indagações, novos conhe- cimentos, e uma série de constantes novas habilidades, que servirão como um respaldo que poderá ser inventado e reinventado ao longo de nossa prática profissional. Referências AGUIRRE, A. M. de B. A primeira experiência clínica do aluno: ansiedades e fan- tasias presentes no atendimento e na supervisão. Psicologia: Teoria e Prática , São Paulo, v. 2, n. 1, p. 3-31, 2000. AGUIRRE, A. M. de B.; PINTO, E. B.; BECKER, E.; CARMO, H. M.; SANTIAGO, M. D. E. A formação da atitude clínica no estagiário de psicologia. Psicologia (USP), São Paulo, v. 11, p. 29-48, 2000. APRENDER. In: LÉXICO. Léxico dicionário de português online. Disponível em: <http://www.lexico.pt/aprender/ >. Acesso em: 09 ago. 2015. ÁVILA, L. A. O Eu é plural: Grupos: a perspectiva psicanalítica. Vínculo – Revista do NESME , São Paulo, v. 1, n. 6, p. 39-52, 2009. BORGES M. C. A construção de um psicoterapeuta : formação e habilidades. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia II. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <http:// newpsi.bvs-psi.org.br/tcc/104.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2015. CARVALHO A. C. Palestra de abertura da XXI Jornada Anual do GREP (Grupo de Estudos em Psicanálise), sobre o tema “O ofício do psicanalista”. Belo Horizonte, 12 de novembro de 2005. Disponível em: <http:// revistapercurso.uol.com.br/index.php?apg=artigo_view&ida=247&id_ tema=36>. Acesso em: 09 ago. 2015. CASTRO R. C. de; RUSCHEL L. F.; RIVERO, N. E. E. (orgs.). Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola . São Leopoldo-RS: Casa Leiria, 2015. (Cadernos do PAAS, 1) CASTRO R. C. de; SCHNEIDER M. S. Articulação entre a psicologia e as demandas do Judiciário: A experiência do Núcleo de práticas Jurídicas do PAAS/UNISINOS. Revista Entrelinhas . São Leopoldo-RS, n. 66, p. 11, abr./maio/jun. 2014. Disponível em: <http://crprs.org.br/download/ entrelinha66.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2015. CIFALI M. Démarche clinique, formation et écriture [Material pedagógico apre- sentado no Seminário Écritures, no curso Ciências da Educação]. Université de Nantes, França, 2000.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz