Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano
Débora Cipriani, Francine N. de Souza, Juliana S. Ribeiro, Larissa B. da Luz, Luana de Castro Flores e Rosana C. de Castro 41 em Psicologia e uma Supervisora Local de Estágio. Em julho de 2015, período da escrita dessa experiência, duas estagiárias estamos no tercei- ro semestre, duas no segundo e uma no primeiro semestre do Estágio Profissional em Psicologia 7 . Nosso grupo possui uma interação importante entre estagi- árias e supervisora. A cada semestre de estágio que se inicia, quan- do acontece o ingresso de uma ou duas novas estagiárias, nós que permanecemos, mais a supervisora, buscamos estabelecer um perí- odo de acolhida para as novas integrantes. Ao longo deste tempo, vamos colocando as novas parceiras a par da nossa forma de trabalho. Informamos por exemplo, sobre a escolha e importância da supervi- são grupal e do grande aprendizado daí derivado, uma vez que o olhar coletivo é mais atento e potente para o processo de aprendizagem e que a participação de todas na discussão de cada um dos casos resulta numa possibilidade de ampliação dessa discussão o que favorece a compreensão e condução do caso e, além disso, serve como disposi- tivo para pensar a orientação de outros atendimentos. A combinação é de que possamos criar um espaço acolhedor para que aquilo que acontece no processo de nos tornarmos psicoterapeutas possa ter lugar. Acertos, erros, temores e angústias precisam ter guarida e a su- pervisão deverá comportar esses sentimentos. Há inclusive a afirma- tiva recorrente de que “todas passamos por isso, até a supervisora”. Neste sentido, o espaço e a relação tornam-se importantes elementos para o processo de aprendizagem que se instala. Embora em diferen- tes tempos do estágio, e, talvez justamente por isso, o grupo assume um caráter de cooperação e solidariedade para o que o processo de todas se desenvolva. Tais vivências têm favorecido o estabelecimen- to de um significativo vínculo. (FERNANDES et al., 2004). Pichon- Rivière (1982) define vínculo como sendo uma complexa estrutura a qual integra um sujeito, um objeto, e sua mútua inter-relação com processos de comunicação e aprendizagem. Aqui, podemos integrar a teoria com a prática na medida em que o grupo consegue, em meio à agenda a ser cumprida com as tarefas do estágio, um espaço para problematizar suas andanças enquanto grupo, e enquanto indivíduos que fazem de seus encontros uma ferramenta de trabalho construída através do estabelecimento de vínculo, confiança e mútuas trocas so- bre aquilo que perpassa cada um dos integrantes. 7 A atividade de Estágio Profissional em Psicologia ocorre em três semestres letivos consecutivos, no 8º, 9º e 10º semestres do Curso de Psicologia.
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