Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano
36 Supervisão em grupo: ensino aprendizagem em psicoterapia. Relato de experiência cia nos processos de ensino- aprendizagem e as contribuições daí deri- vadas para o desenvolvimento das competências das estagiárias para o processo de se tornarem psicoterapeutas. Palavras-chave: Grupo; Supervisão; Processos de ensino-aprendiza- gem; Estágio Profissional em Psicologia; Psicoterapeuta. Introdução No PAAS, atividades como seminários, supervisões, reuniões, discussões e acompanhamento de casos, entre outros, implica nossa participação constante em grupos, sendo o grupo aqui entendido como um espaço potente, onde há a finalidade de conduzir um objetivo em comum que é o de integrar e movimentar as diferentes ideologias exis- tentes no ambiente. (ZIMERMAN, 2007). Dessa forma, através do grupo o serviço busca uma melhor comunicação e uma maior asser- tividade nas interações feitas no interior do projeto entre seus partici- pantes e também para com os usuários. As atividades desenvolvidas são organizadas em Núcleos, que se destinam ao estudo, discussão e atendimentos das demandas do ser- viço. Os mesmos são grupos compostos pelos integrantes do servi- ço e, em sua maioria estamos distribuídos de forma interdisciplinar. (CASTRO; SCHNEIDER, 2014). Cinco são os núcleos, mas, para este relato, vamos nos deter no Núcleo de Práticas Individuais e de Família que é responsável pelo es- tudo e supervisão dos atendimentos realizados pelas diferentes práticas profissionais na modalidade individual ou de família. Este núcleo se subdivide de acordo com as diferentes áreas de conhecimento. Na psicologia, está organizado pelas abordagens teóri- cas: analítica – institucional; cognitivo-comportamental e psicanalítica, as quais estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia - PPP da UNISINOS (2009), dando origem a três diferentes grupos de supervisão, sendo que cada um deles conta com professor orientador de estágio. Na nutrição e na enfermagem a orientação aos estagiários ocor- re no momento do atendimento com a presença em sala do professor responsável. Os atendimentos de casais e famílias são realizados através de uma parceria entre o PAAS e os programas de pós-graduação lato e
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz