Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano

Alana Hoffmeister, Daroixa Luft, Patrick Deconto e Patrícia Arnhold 27 ambos os sexos. Na última lista de inscritos, a partir do levantamento do grupo de acolhimento de 2015/1, referente às idades dos usuários que mais procuraram e realizaram o cadastro no PAAS, foram obtidos os seguintes dados: 03 aos 09 anos: 23 inscritos; 10 aos 17 anos: 21 ins- critos; 18 aos 30 anos: 11 inscritos; 31 aos 55 anos: 20 inscritos; acima de 55 anos: 9 inscritos. A partir desta lista, o Núcleo de Acolhimento Permanente de 2015/1 se responsabilizou por chamar para o acolhimento os usuá- rios de acordo com os critérios que considerou mais adequados para beneficiá-los. Sendo assim, os usuários foram sendo chamados para o acolhimento de acordo com a fase do desenvolvimento humano. O acolhimento se deu dessa forma para que potencializássemos o proces- so, considerando que a proximidade de idade produz sentimentos de reconhecimento e identificação mútua entre os usuários que são aco- lhidos. É no momento da inscrição que os interessados podem referir qual tipo de atendimento estão buscando, mas é durante o acolhimento que os usuários têm a oportunidade de acessar com mais clareza as questões e a demanda que apresentam, para que então, seja oferecido o melhor encaminhamento para cada sujeito, a partir de seu interesse, possibilidades e singularidade. A importância do acolhimento realizado por um grupo interdisciplinar “Era uma casa muito engraçada não tinha teto, não tinha nada ninguém podia entrar nela não porque na casa não tinha chão ninguém podia dormir na rede Porque na casa não tinha parede. Ninguém podia fazer pipi porque penico não tinha ali mas era feita com muito esmero na rua dos bobos, número zero.” (A casa - Vinicius de Moraes) Pensamos que a canção “A casa” de Vinicius de Moraes, citada acima, possa nos servir como dispositivo ou até mesmo como uma metáfora para pensarmos um pouco mais sobre o lugar que ocupamos como grupo interdisciplinar, em um espaço de aprendizagem e ao mes- mo tempo, em um espaço de cuidado para o usuário que ali está.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz