Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano
Alana Hoffmeister, Daroixa Luft, Patrick Deconto e Patrícia Arnhold 25 A partir disso, podemos afirmar que o acolhimento do serviço se baseia nas diretrizes da PNH, tendo ela como essência no seu traba- lho diário, mas não podemos deixar de enfatizar as especificidades que o PAAS foi construindo e desenvolvendo com o passar dos anos, o que potencializou o ato de acolher na instituição. Por isso, nos propomos a escrever sobre esta prática interdisciplinar, certos de que este é um es- paço potencial e importante para qualquer serviço de saúde. Também é fundamental destacar que a escrita deste artigo é disciplinar (psicolo- gia), mas sua reflexão, discussão e construção aconteceram durante o primeiro semestre de 2015 com a participação de todas as pessoas que compunham o núcleo do acolhimento permanente. O Núcleo de Acolhimento Permanente O acolhimento pode ser descrito como uma tecnologia de en- contro, onde relações de potências são asseguradas e confirmadas a partir de como se afetam uns com os outros nos encontros que ali se estabelecem. (BRASIL, 2010). Sendo assim, os encontros semanais do grupo de acolhimento 6 buscam, através de diversas metodologias, aprender e produzir saúde junto aos usuários. Assim, como os usuários acolhidos 7 que pretendem encontrar neste espaço apenas saúde, invo- luntariamente, também acabam produzindo processos de aprendiza- gem àqueles que acolhem. No primeiro semestre de 2015, o grupo de acolhimento do PAAS contou com estagiários, professores e técnicos das áreas de psi- cologia, enfermagem e nutrição para desenvolver esta prática. Desta forma, busca-se proporcionar diferentes olhares de cuidado e trocas de conhecimento em benefício dos usuários deste serviço, articulando co- nhecimento e prática, demandando de cada um, maior conhecimento das áreas, pensando nas relações criadas e nos conteúdos instituídos. Sendo assim, escrever sobre o acolhimento realizado por um grupo numa perspectiva interdisciplinar torna-se muito importante, visto que a escuta aos usuários acolhidos é feita na sala de espelhos (Sala de Gesell) 8 . Nesta sala, dois integrantes do grupo de acolhedo- 6 São estagiários, técnicos e professores, de áreas diferentes que fazem parte do Núcleo de Acolhimento Permanente do PAAS. Fazem o acolhimento dos usuá- rios que buscam o serviço. 7 São os usuários que foram chamados da lista para serem acolhidos em grupo pelo serviço. 8 É um espaço de trabalho composto por duas salas, separadas por uma parede de vidro – espelho –, que dispõe de dois microfones e equipamentos de áudio
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