Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano

Alana Hoffmeister, Daroixa Luft, Patrick Deconto e Patrícia Arnhold 23 ... Espelho, espelho meu, existe alguém ‘que precise mais de ajuda’ do que eu?: o relato de experiência de acolher com um grupo interdisciplinar Alana Hoffmeister 1 Daroixa Luft 2 Patrick Deconto 3 Patrícia Arnhold 4 RESUMO: O presente artigo aborda a experiência no Núcleo de Acolhimento Permanente, no serviço escola do Projeto de Atenção Ampliada a Saúde – PAAS –, do município de São Leopoldo, que se realiza numa lógica interdisciplinar e desenvolveu sua prática em 2015/1. O objetivo deste trabalho é relatar a importância de se ter um grupo que acolhe com áreas de atuação diferentes, neste caso, psicolo- gia, nutrição e enfermagem, no processo de acolhimento dos usuários desta instituição. Conclui-se que é potente a existência de um grupo interdisciplinar nesse ‘ato’ de acolher, um grupo que consiga olhar para o sujeito como um todo e assim construir juntamente com ele o me- lhor encaminhamento a partir da escuta daquilo que ele enuncia como demanda. Palavras-chave : Acolhimento permanente; grupo interdisciplinar; es- paço potencial; escuta sensível. 1 Estagiária do PAAS (Projeto de Atenção Ampliada à Saúde) - Graduanda do Curso de Psicologia da Unisinos. alanahoffmeister@gmail.com 2 Estagiária do PAAS (Projeto de Atenção Ampliada à Saúde) - Graduanda do Curso de Psicologia da Unisinos. daroixa@gmail.com 3 Estagiário do PAAS (Projeto de Atenção Ampliada à Saúde) - Graduando do Curso de Psicologia da Unisinos. patrickdeconto@yahoo.com.br 4 Psicóloga do Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS). patarnhold@unisinos.br

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz