Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola

94 Os usuários com a palavra! conta o tema da democratização das relações interpessoais e, em decorrência, da democracia nas instituições. Resultados e discussão Dentre as informações coletadas e analisadas destacou-se para discussão no presente artigo às de maior relevância para os futuros processos de avaliação dos serviços do Projeto de Atenção Ampliada à Saúde - PAAS, bem como, para os planejamentos das atividades desenvolvidas. Na pergunta “ Como você tomou conhecimento do PAAS”, 50% dos usuários responderam que conheceram o PAAS através de algum familiar ou amigo, 26,30% foi através dos serviços da rede (saúde, educação, assistência social...), 10,50% foram informados por algum profissional da saúde, 5,30% encaminhados pelos serviços da Rede e 2,60% conheceram o PAAS por sua própria iniciativa ou por algum serviço vinculado a UNISINOS. Observa-se, pelosdados, quenamaioriadas vezesousuárioacaba chegandoaoPAASatravés da indicação de alguém próximo que acessou o serviço e, não encaminhado por algum serviço da rede. Esses dados servem como indicativos de que os usuários, na maioria das vezes desconhecem os serviços oferecidos pelo PAAS. Considera-se, assim, a necessidade e importância do PAAS, como um Serviço de Saúde da rede, fazer-se conhecido pela comunidade leopoldense. A seguir os usuários entrevistados responderam “ quanto ao seu conhecimento sobre as formas de atendimento que o PAAS oferece”. Dessesusuários, 63,20%responderamqueconhecemas formasdeatendimento do PAAS e 36,80% que não conhecem. Resultados que contrastam quando é perguntado ao usuário quais seriam as formas de atendimento do PAAS, onde 34,20% responderam que seria Psicologia, Nutrição e Enfermagem, 13,20 % tem conhecimento das modalidades grupal e individual e 2,60 % lembraram do acolhimento, que é a porta de entrada do usuário no serviço. Em relação às modalidades de oficinas e grupos, não houve referência. Os usuários quando passam pelo acolhimento do PAAS são logo encaminhados para atendimento individual ou grupal, sem que lhes seja proporcionado um momento de esclarecimento sobre as demais modalidades de oficinas e grupos que neste serviço acontecem. Mesmo que o usuário não vá ser incluído em tais atendimentos é importante que os conheça, pois é uma forma de dar visibilidade aos serviços do PAAS. Esse prévio conhecimento também proporcionaria autonomia ao usuário dentro do serviço, pois a partir da informação ele poderia participar na decisão e escolha pelo tipo de atendimento que deseja receber durante a sua passagem pelo PAAS. Em relação à pergunta que se refere, se o usuário sabe onde reclamar no serviço , 68,40 % dos usuários respondeu que não sabem onde reclamar

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