Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola

Adriana Mello Severo, Letícia Fialho Ruschel e Márcia Rieth Uber 91 de troca de saberes. Ao final de cada entrevista a fala dos usuários era, de que foi bom ter participado daquela experiência. A expectativa é de que estejamos em conjunto com esses sujeitos iniciando os primeiros passos para a construção de um novo processo avaliativo, no qual todos, usuários, familiares, trabalhadores, comunidade e rede participem de forma autoral. Os objetivos gerais desta pesquisa de satisfação foram identificar junto aos usuários suas impressões à cerca dos atendimentos que recebem. Aspectos relacionados ao tempo de espera, ao acolhimento recebido, expectativas quanto aos profissionais, funcionamento, organização e áreas de atuação do serviço. Durante o início de dezembro foi feito o levantamento e análise dos dados trazidos nas entrevistas respondidas pelos usuários pesquisados. Esses resultados devem servir para que se possa relatar e avaliar essa experiência, preparando e instrumentalizando o serviço para o planejamento do Projeto de Avaliação do próximo ano, no PAAS. A Organização Mundial de Saúde vincula o processo avaliativo ao planejamento, já que a avaliação deveria ser utilizada para tirar lições da experiência e aperfeiçoar atividades em curso ou a serem implantadas. Armigliato (2010) lembra que a avaliação das ações de saúde vem ocupando lugar de destaque entre as ações de planejamento e gestão de práticas de saúde. No Brasil, diversas iniciativas voltadas para avaliação em saúde vêm sendo desenvolvidas de forma progressiva nas últimas décadas. Estudos sobre avaliação se desenvolveram na década de 1990, a partir do fortalecimento do controle social no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por intermédio da participação da comunidade nos processos de planejamento e avaliação dos serviços. A construção de processos avaliativos vem sendo desenvolvida considerando os atores, os diversos usuários, familiares, profissionais, entre outros. A partir do Projeto Multicêntrico de Avaliação de Qualidade de Serviços de Saúde Mental em Municípios Brasileiros, foi estudada a questão da satisfação, em especial, de usuários e familiares como fatores de avaliação da qualidade dos serviços de saúde mental (MIELKE, 2009). A satisfação do usuário geralmente é caracterizada como uma avaliação de resultados, estando associada à efetividade do cuidado ou a um ganho específico de um determinado tipo de intervenção, sendo também descrita em termos de saúde psicológica do indivíduo. Na qualidade de processo, refere-se, sobretudo, à relação interpessoal entre profissional de saúde e usuário. Vale destacar que, ainda dentro da avaliação da qualidade, a satisfação de usuário constitui-se em um componente da aceitabilidade social;

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz