Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola

90 Os usuários com a palavra! Avaliação permanente em saúde Integrada num Processo de Avaliação Permanente a ação de escuta dos usuários tem como objetivo propor a avaliação dos serviços em saúde do Projeto de Atenção Ampliada em Saúde (PAAS), identifica-se no PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (BRASIL, 2011), a principal diretriz do Ministério da Saúde, como importante documento para promover discussões à cerca do impacto dos processos de saúde e satisfação dos usuários através de dispositivos de avaliação; da institucionalização da cultura de avaliação, que possa ser contemplada como processo e resultado e, a integração do usuário nas decisões e mudanças que das avaliações forem identificadas. Configurando-se assim como uma ferramenta de potencial pedagógico, de caráter reflexivo e problematizador que abre possibilidades de construção de soluções a partir da identificação de problemas. Durante o ano de 2014, o Núcleo de Práticas Sociais e Institucionais coordenou a Avaliação e Monitoramento dos Serviços de Saúde do PAAS. Dada a importância dos processos de avaliação de umServiço de Saúde, através das atividades desenvolvidas pelo Eixo de Avaliação e Monitoramento do Núcleo de Práticas Sociais e Institucionais, foi preparado durante o primeiro semestre do ano, um ‘Instrumento’ para medir a satisfação dos usuários dos serviços do PAAS. O instrumento foi aplicado individualmente, numa amostra de 38 pacientes atendidos nos serviços de Nutrição, Enfermagem e Psicologia e a aplicação se deu durante os meses de outubro e novembro de 2014. Estes usuários são atendidos no PAAS de forma individual e também em grupos, sendo que no caso das crianças, o instrumento foi aplicado com seus cuidadores. As entrevistas foram feitas pelos integrantes do eixo de Avaliação e Monitoramento, que orientavam os usuários em suas dúvidas, bem como, explicavam aos mesmos os objetivos desta pesquisa. Os entrevistadores, no contato com alguns dos participantes da pesquisa, perceberam-se desconfortáveis e sentindo que aqueles usuários prestavam apenas um favor ao serviço. Acredita-se que essa percepção está ligada ao fato desta avaliação não se dar como um ‘processo político- participativo’, os usuários do PAAS ainda não são considerados como ‘atores’ e ‘autores’ dos momentos da avaliação deste serviço. Esses usuários se encontram, até agora, numa relação de ‘devedores’ com o serviço e apresentam um sentimento de gratidão, que é comum em serviços de saúde como o PAAS. Mas apesar dessa constatação, esses momentos das entrevistas foram também ‘encontros’ importantes de ‘escuta’ e de um olhar atento a esses sujeitos, que se entregaram, inicialmente com receio, a uma experiência

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