Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola
Sheila de Souza Staudt 81 ... Limites e potencialidades no serviço escola – pensando a dimensão política do fazer psi Sheila de Souza Staudt 1 RESUMO : o presente artigo trata da dimensão política relacionada ao fazer psi, enfatizando a importância dessa discussão em processos de formação. Ressalta, ainda, alguns movimentos em um serviço escola na direção à interdisciplinaridade e ao trabalho em rede, identificados a partir da trajetória de estágio profissional em Psicologia e da bibliografia consultada. Esses dois aspectos são destacados como forma de ampliação no modo de fazer clínica. Palavras-chave : psicologia; política; formação; interdisciplinaridade. Introdução Ao ingressar em um serviço escola, algumas experimentações se tornam possíveis ao estagiário de Psicologia, e no caso do Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) na UNISINOS/RS, também estagiários dos cursos de Enfermagem e Nutrição. Para o curso de Psicologia, é possível realizar o estágio curricular básico 2 , com a duração de dois semestres ou o estágio curricular profissional, em três semestres. Minha experiência se deu a partir do estágio profissional, onde foi possível realizar atendimentos individuais, coordenar grupos e, além das supervisões e seminários, aproximar-me 1 Estagiária de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Projeto de Atenção Ampliada à Saúde. Arte-educadora pela Universidade Federal do Rio Grande. Especialista em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. 2 Estágio básico e profissional são definições das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Resolução CNE/CES Nº 5, de 15 de março de 2011.
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