Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola

78 Reflexões sobre a experiência de um trabalho interdisciplinar na composição de um grupo de ... da saúde como o detentor de todo o conhecimento a respeito da doença e da saúde e o paciente como alguém que só tem a prender e calar. É no encontro entre os profissionais de diferentes áreas que se abre a brecha para as perguntas, os questionamentos das nossas premissas; a medida em que certas verdades, quando confrontadas com outras disciplinas, tornam- se contraditórias, e ainda mais frente a diversidade da vida dos sujeitos. Isto pode ser positivo, pois abrimo-nos necessariamente para a construção de novas premissas, mais transitórias talvez, pois podem ser novamente repensadas no fluxo dos novos encontros. No entanto, encontramos novas riquezas na própria qualidade da dúvida e do transitório que permite uma aproximação maior dos profissionais entre si, entre os pacientes e a equipe, pois já não estamos separados por muros tão endurecidos em lugares tão distantes. Os saberes sãode todos, e de ninguém, são construídos pela contigência dos momentos históricos, sociais, culturais, da vida, do cotidiano, a aí reside a belezura do saber. Dimenstein diz que “É preciso “desinstitucionalizar” nossos saberes e práticas, nossa formação acadêmica, questionando as formas instituídas que atravessam nossos cursos e que produzem um saber sobre o outro, tomado como verdade absoluta, e que nos servem mais como instrumento de poder e controle social.” (DIMENSTEIN,1998 pág 77). Portanto, para haver uma transformação nesse campo é preciso ampliar a nossa atuação, com trocas de saberes entre os profissionais de outras áreas e uma preocupação com a saúde e bem estar dos pacientes atendidos. Referências ALVES, V. S. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface – Comunic., Saúde, Educ ., v. 9, n. 16, p. 39-52. 2005. BRASIL. Lei no 11.347, de 27 de setembro de 2006. Dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação para diabéticos . Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11347.htm>. CRUZ, Cleila da Silva Santana; FERNANDES, Daysi de Rezende Figueredo; PIMENTA Marcos Luciano Ribeiro; OLIVEIRA, Leida Calegário de. Do pensamento clínico, segundo Foucault, ao resgate do modelo biopsicossocial: uma análise reflexiva. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações , v. 11, n. 1, p. 30-39, jan./jul. 2013. Disponível em: <http://revistas.unincor.br/index.php/ revistaunincor/article/viewFile/974/pdf_6>.

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