Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola

70 Os desafios do trabalho interdisciplinar (?) na perspectiva grupal produção de uma disciplina modificada, a multidisciplinaridade implica uma justaposição de diversas áreas e não pressupõe, necessariamente um trabalho em equipe, pois implica um menor nível de relação entre as áreas. (COSTA, 2007). Diante dessas definições, podemos problematizar se a realização desse grupo ocorreu de forma interdisciplinar ou multidisciplinar, visto que a integralidade das ações realizadas ocorreu de forma fragmentada. O enfoque multiprofissional também se mostra importante, pois permite a partir da aproximação de diversas experiências profissionais, potencializar o cuidado à saúde da criança em idade escolar (VILLARDI, 2012). Sabe-se dos desafios e complexidades de um trabalho interdisciplinar, e refletir sobre essa prática nos permite uma maior aproximação com essa perspectiva de trabalho, visto que se evidenciam nessa experiência grupal, justamente, as dificuldades e os desafios encontrados nesse percurso. Considerações Em relação à experiência de realizar uma intervenção grupal com uma equipe interdisciplinar foram percebidas algumas dificuldades que levantam questões como: o trabalho foi realmente interdisciplinar? Ou aproximou- se mais de um trabalho multidisciplinar? Os desafios citados nesse relato referem a importância de continuar havendo espaços para trabalhos com esse enfoque para que essas dificuldades sejam sinalizadas, debatidas e quem sabe, superadas. O diálogo (comunicação) foi considerado como o fator que mais dificultou o pleno êxitona realização desse trabalho, o que evidenciou a possível deficiência que perpassa as relações de trabalho em instituições que trabalham com saúde. É importante que discussões com essas temáticas sejam mais próximas de instituições de formação, pois em geral, profissionais de saúde deveriam ter oportunidade de vivenciar, desde os anos de formação, espaços permanentes de encontro baseados em uma concepção interdisciplinar, objetivando uma base teórica comum para lidar com os processos de saúde e adoecimento e também desenvolver critérios reais para viabilizar o trabalho em equipe. (TRAVERSO-YEPÉZ, 2001). Referências BANDEIRA, Marina et al. Validação das escalas de habilidades sociais, comportamentos problemáticos e competência acadêmica (SSRS-BR) para o ensino fundamental. Psic.: Teor. e Pesq. , Brasília, v. 25, n. 2, p.271-282, abr./ jun. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n2/a16v25n2.pdf >. Acesso em: 21 dez. 2014.

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