Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola
68 Os desafios do trabalho interdisciplinar (?) na perspectiva grupal A infância também é um momento propício para a aquisição de novos comportamentos alimentares. Qualidade de vida e alimentação saudável vem atraindo a atenção de pessoas de diferentes idades, classes sociais e graus de instrução. De igual modo, desperta interesse a possibilidade de desenvolver estilos de vidas saudáveis, tendo como privilégio a alimentação e a educação nutricional. (BOOG, 2004). A supervisão foi realizada por duas psicólogas, uma nutricionista e uma enfermeira, de forma que a perspectiva cognitivo-comportamental era explicada pelos membros da psicologia aos demais colegas, assim como questões específicas relacionadas à alimentação eram trazidas pela área da nutrição, e temas como saúde bucal e higiene pessoal e do sono ficavam mais aos cuidados da enfermagem. A preparação para as temáticas dos encontros ficava sob a responsabilidade de cada área, havendo, inicialmente, pouca integração entre as coordenadoras. As evoluções ocorreram, gradualmente, de forma integrada, o que somente foi possível através do diálogo e de habilidades assertivas, em um dos momentos no qual foi possível falar sobre o processo do grupo e realizar feedback entre as coordenadoras. Durante a realização dos encontros, foram evidenciados alguns desafios, dentre eles, a dificuldade de compreensão e expressão de alguns participantes e o desafio de trabalhar com comportamentos opositores, advindo de alguns participantes e coordenadoras. Segundo Knapp e Rohde (2002) a presença desses comportamentos em um grupo, torna-se um desafio para o processo grupal e demanda mais das coordenadoras. A heterogeneidade e as diferenças enriquecem o trabalho grupal, mas também o dificultam. A coordenação, por vezes, apresentou dificuldades em lidar e gerenciar estes desafios. Em alguns momentos, por exemplo, eram realizados julgamentos dos comportamentos dos participantes, evidenciando que o entendimento e a perspectiva de compreensão dos mesmos se davam de forma diferente por cada uma das áreas que coordenava o grupo. Alguns fatores limitavam a possibilidade de discutir o grupo após seu encerramento, dentre eles, os horários de condução, o que impossibilitava compreender os fatos ocorridos sobre uma perspectiva mais ampliada. Havia evidentes dificuldades no diálogo, e os desafios da realização desse grupo centravam-se justamente nessas questões, bem como na tarefa de emitir e receber feedbacks , com o intuito de aprimorar e desenvolver as capacidades enquanto coordenadoras. Para a TCC - Teoria Cognitivo Comportamental, o feedback assume um caráter importante nos atendimentos
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