Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola

54 Experiências do grupal: cartografia da criação d(n)o Grupo de Pré-adolescentes Junto com isso, com nossa abertura para acolher, dentro do Serviço, a criação de uma espaço para esta gurizada também passamos a perceber e buscar em nosso cadastro, na lista de espera, outros possíveis candidatos para o grupo. E nos deparamos com vários inscritos que poderiam compor nosso grupo. Enxergamos, havia uma demanda de atendimento desta população! Assim fizemos um primeiro movimento instituinte, que no nosso entender foi de extrema importância para inaugurar a diferença na fundação do grupo. As singularidades que precipitamos – nós, o Núcleo de Grupais 8 do serviço – fizeram com que um novo jeito de começar um Grupo fosse possível. O acolhimento dos integrantes foi proposto e realizado pelo Núcleo de Grupais, com anuência do Núcleo de Acolhimento 9 . O que significou isso? Enquanto coordenadores de grupo tínhamos um olhar para o atendimento coletivo diferente dos demais colegas que estavam nos demais Núcleos do PAAS. Então, invertendo a lógica instituída de que a maioria dos acolhidos eram encaminhados para atendimento individual ou eram escutados individualmente em grupo. Fomos com a proposta que o individual seria a exceção. Trabalhávamos juntos todas as semanas, a problematização acerca de grupos, e sua potência era algo pulsante em nós. Neste sentido, o convite para participação das crianças no acolhimento foi um analisador 10 potente para pensarmos como o acolher poderia expandir sua forma, quebrar paradigmas instituídos. Era a primeira vez que dávamos voz às crianças em um acolhimento, o que já os colocava no lugar de visibilidade e dizibilidade que necessitavam. Suas futuras terapeutas estavam atrás do espelho 11 e, apesar de já estarmos implicadas desde que começamos a pensar o Grupo, algo ali 8 O Núcleo de Grupais é responsável pela constituição dos grupos, pela supervisão, formação dos coordenadores grupais, bem como desenvolver estudos e conceptualizações dos grupos desenvolvidos no PAAS ou ainda prestar assessoria a outros profissionais e equipes que intencionem trabalhar com grupos. Está constituído por profissionais e estagiários da Enfermagem, Nutrição e Psicologia. Na psicologia temos grupos de orientação Psicologia social psicanalítica e Teoria Cognitiva Comportamental. 9 O Núcleo de Acolhimento é responsável pela entrada dos pacientes no serviço e pelos encaminhamentos, que podem ser para atendimento individual, grupal ou para outro serviço da rede da cidade de São Leopoldo. 10 “Analisadores artificiais ou construídos são dispositivos inventados e implantados pelos analistas institucionais para propiciar a explicitação dos conflitos e sua resolução. Para tal fim, pode-se valer de qualquer recurso (procedimentos artísticos, políticos, dramáticos, científicos etc.), qualquer montagem que ponha de manifesto o jogo de forças, os desejos, interesses e fantasmas dos segmentos organizacionais”. (BAREMBLIT, 1994, p. 152). 11 No Serviço existe uma Sala de Gesel, vulgo, Sala de Espelho, onde são feitos todos os acolhimentos dos pacientes novos e alguns grupos, onde alguns estagiários coordenam e os demais junto com técnicos observam atrás do espelho a esta cena nos referimos aqui.

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