Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola
Michele Scheffel Schneider e Rosana Cecchini de Castro 45 assumir uma postura firme, que implique numa mudança efetiva na interação entre eles. O menino, por sua vez, tem sido prejudicado no desenvolvimento de sua autonomia, também pela mãe mostrar-se sempre a frente das suas necessidades, comprometendo assim o vínculo do filho com o pai. CASO 7 : A família foi encaminhada para avaliação psicológica, em decorrência de o avô estar solicitando regulamentação de visitas, para ver a sua neta. O avô foi impedido de conviver com a neta após um desentendimento familiar, quando ele se separou de sua esposa, que é também avó da menina. O caso inicialmente se apresentou como uma proteção para a menina, visto que sua mãe a impedia de ver o avô, com a justificativa de ele ser um homem muito violento. Ao longo da avaliação psicológica, foi possível identificarmos uma alienação parental, onde a menina não estava sendo protegida pela mãe, e sim, vítima de um conflito entre avô materno e sua mãe, onde a menina foi prejudicada pela não convivência com o avô, visto que ela apresentou laços afetivos com ele. Tabela 1 . Relação entre as demandas processuais e as temáticas identificadas: Caso Solicitação no processo Demanda identificada Crianças e adolescentes envolvidos / idades 1 Avaliação: Regulamentação de visitas Dificuldades conjugais não resolvidas Menino, 5 anos 2 Avaliação: Pedido de guarda Dificuldades conjugais não resolvidas Menino, 5 anos 3 Avaliação: Disputa de guarda Negligência parental (abuso de substâncias) Menino, 15 anos Menino, 13 anos 4 Atendimento: Abuso sexual Negligência parental Menina, 7 anos 5 Avaliação: Pedido de guarda Alienação parental Menina, 11 anos Menino, 9 anos Menino, 4 anos 6 Avaliação: ação de alimentos Elevado grau de dependência da mãe em relação ao filho Menino, 3 anos 7 Avaliação: regulamentação de visitas Alienação parental Menina, 7 anos Reflexões e discussões As discussões realizadas no núcleo de práticas jurídicas permitiram a reflexão sobre temáticas comuns que perpassaram todas as avaliações, no ano de 2014. Os sujeitos envolvidos nos conflitos litigiosos trouxeram nas sessões questões que foram muito além daquelas trazidas no processo, assim,
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