Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola
38 Os desafios da prática interdisciplinar nas perícias psicológicas: relato de experiência ou utilizando-os como instrumento de punição ao antigo cônjuge ou parceiro. Diante disso, constata-se com frequência que esses jovens carregarem o peso e, muitas vezes a culpa, de um litígio pelo qual não são responsáveis, mas pelo qual são diretamente atingidos e severamente prejudicados, carregando, dessa forma as consequências da situação. A existência de um diálogo entre a Psicologia e o Direito é igualmente contemplada nesta escrita, sendo justificada pelas necessidades criadas nestas circunstâncias, assim como pelo entendimento de que este trabalho se configura como uma intervenção de caráter interdisciplinar, ainda que a perícia psicológica seja uma prática consolidada do fazer do psicológico. Palavras-chave: perícia psicológica judicial; avaliação psicológica; psicologia; direito; interdisciplinaridade. Introdução O núcleo de práticas jurídicas é um dos campos de prática profissional para os alunos do curso de Psicologia da UNISINOS. As atividades deste núcleo ocorrem no PAAS – Projeto de Atenção Ampliada a Saúde, que é o serviço escola da UNISINOS na área da saúde e integra um dos projetos da Gerência de Ação Social da Universidade. O trabalho realizado conta com a participação de duas professoras, psicólogas responsáveis pelo núcleo e pela supervisão de oito estagiários de psicologia que permanecem por um semestre no espaço. Tem como objetivo realizar a perícia psicológica, solicitada pelo poder judiciário da Vara de Família e Juizado da Infância e Juventude. O presente artigo apresenta as principais demandas relacionadas aos casos recebidos neste núcleo, no ano de 2014, bem como aponta as situações frequentes identificadas nos atendimentos, presentes nas discussões, elaboração de laudos e encaminhamentos, realizados pela equipe. Apesar de a perícia psicológica ser exclusiva do psicólogo, entendemos a existência de um diálogo entre a Psicologia e o Direito sendo essa discussão também contemplada nesta escrita, justificando o entendimento que a equipe possui de que este trabalho se configura como uma intervenção de caráter interdisciplinar. Deste modo, além de constituir-se em uma prática relevante para os sujeitos envolvidos nas perícias encaminhadas ao serviço, compreendemos que tal aspecto se reflete na formação dos acadêmicos de psicologia, pois viabiliza o aprendizado deste fazer e sua interseção com a área do direito e todas as considerações que daí derivam.
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