Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola
Michele Scheffel Schneider e Rosana Cecchini de Castro 37 ... Os desafios da prática interdisciplinar nas perícias psicológicas: relato de experiência 1 Michele Scheffel Schneider 2 Rosana Cecchini de Castro 3 RESUMO: O presente artigo relata a experiência do núcleo de práticas jurídicas do PAAS - Projeto de Atenção Ampliada a Saúde, que tem como objetivo realizar a perícia psicológica, solicitada pelo poder judiciário, através da Vara de Família e Juizado da Infância e Juventude. O trabalho em questão apresenta as principais demandas dos casos recebidos no ano de 2014 neste núcleo, e aponta as situações comuns identificadas nos atendimentos, presentes nas discussões, elaboração de laudos e encaminhamentos realizados pela equipe. Identifica-se, através da escuta e demais instrumentos, o quanto os cuidadores, responsáveis pelas crianças e adolescentes envolvidos, encontram- se em situações de extrema fragilidade, não conseguindo assumir a necessária proteção destes, não raras vezes responsabilizando-os pelos acontecimentos 1 Este texto foi construído pelas supervisoras e estagiários integrantes do Núcleo de Práticas Jurídicas de 2014/2: Andriele Wolfart, Gibson Weiydmann, Juliana Sanches Ribeiro, Luciana Loureiro, Marili Burzlaff, Merlin Morlos, Taís Dalla Vecchia e Tanise Gomes. 2 Psicóloga; Integrante do corpo docente da UNISINOS/RS; Professora e Supervisora no Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) e no Programa de Práticas Sociojurídicas (PRASJUR), UNISINOS/RS; Mestre em Psicologia Clínica, UNISINOS/RS; Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes, UNISINOS//RS; Mediadora Judicial em formação pelo NUPEMEC/TJRS. 3 Psicóloga; CoordenadoraExecutiva doCurso de Psicologia daUnisinos/RS; Coordenadora do Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS), Unisinos/RS. Professora e Supervisora de Estágios do Curso de Psicologia, Unisinos/RS. Doutora em Psicologia da Saúde e da Família, Deusto/Espanha.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz