Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola

32 Abracadabra... que apareçam as crianças: o relato da criação de novas formas de acolher do PAAS questões da criança, como também as dos adultos. É, portanto, um discurso coletivo que se constitui em torno do sintoma apresentado pela criança. A queixa dos pais implica também a representação que o adulto se faz da infância, sendo que à criança se confere realizar os sonhos não realizados por seus pais (MANNONI, 1967). Por isso, quando falamos de acolhimento de crianças, torna- se imprescindível escutarmos os dois discursos, de pais e filhos, para que possamos distinguir o que é dos pais e o que é realmente da criança. O sintoma da criança, por vezes, está entrelaçado às questões dos pais e, por isso, a psicologia torna-se um saber relevante como participante deste processo de acolher na instituição, uma vez que, a partir das competências que exige de seu profissional, pode exercer um papel interventivo no processo, constituindo-se como elemento separador e permitindo, desta forma, fazer os deslocamentos necessários no intuito de distinguir o que é dos pais e o que é da criança (ZORNIG, 2001). As crianças, por vezes, incomodam os adultos no intuito de serem atendidas em seu apelo. Incomodam para desacomodar o ambiente e assim poderem se tornar visíveis de alguma forma. Cabe a nós exercermos a função de ambiente suficientemente bom e tentarmos fazer o holding que tornará possível a integração de suas experiências e o desenvolvimento do sentimento de continuar a ser. Pensando que a vulnerabilidade permeia a vida da maioria destas crianças, oferecermos um suporte seguro pode ser decisivo para que retomem seu desenvolvimento saudável. Acolher as crianças é, pois, ummomento emque a palavra pode adquirir “poderes mágicos” para elas. O simples fato de poderem falar, nomearem o que estão sentindo, pode produzir efeitos que permitam modificar sua realidade. Desta forma, assim como a Abracadabra, estes encontros mágicos com as crianças nos colocam no lugar de amuletos, que devem amenizar seu sofrimento e protegê-las. Referências ACOLHIMENTO. In: BRASIL. Biblioteca Virtual em Saúde . 2008. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/167acolhimento.html >. Acesso em: 20 mai. 2014. ACOLHER. In: AULETE DIGITAL. Aulete Digital : o dicionário da língua portuguesa na internet. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/acolher >. Acesso em: 08 nov. 2014. ALEXANDRE, Dulcineia Pires de Azevedo. A Importância do holding na reorganização afetivo-social de crianças que manifestam tendência antissocial. Universidade

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