Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola
20 Abracadabra... que apareçam as crianças: o relato da criação de novas formas de acolher do PAAS Introdução Na Idade Média , Abracadabra era um “nome que servia para formar uma figura supersticiosa a qual se atribuía a virtude de proteger contra enfermidades e de curar”. (CHOMPRÉ, 1807, p. 2). Utilizava-se esta palavra gravada num metal ou pedra que se suspendia sobre as vestimentas, como um amuleto, protegendo desta forma seu usuário. Para que surtisse efeito, deveria escrever-se a palavra em triângulo invertido, orientando para baixo as energias da parte superior que o talismã captava e as letras deveriam ser dispostas de maneira que se pudesse ler a palavra em diferentes sentidos (NEVES, 2012). Figura 1 – Abracadabra A B R A C A D A B R A A B R A C A D A B R A B R A C A D A B A B R A C A D A A B R A C A D A B R A C A A B R A C A B R A A B R A B A Fonte: Neves, 2012. E esse é o mote deste trabalho, na medida em que possui certa analogia com a prática do acolhimento, que da mesma forma busca diminuir o sofrimento das crianças e de suas famílias, protegendo-as para que se desenvolvam com dignidade e respeito. Em agosto de 2013, ingressei no Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) para fazer o estágio profissional em Psicologia, serviço escola da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Lugar este em que também abre espaço para os estágios curriculares e extracurriculares de diferentes áreas de conhecimento na área da saúde (Psicologia, Enfermagem, Nutrição). A instituição organiza-se a partir de diversos núcleos 3 de trabalho aos quais devemos nos inserir a cada semestre de maneira que possamos nos 3 Nomeamos Núcleo o espaço coletivo de trabalho às áreas, no qual participam estudantes, professores e técnicos, designa-se, pois, para estudo, discussão e atendimentos, oportunizando com isso o exercício do trabalho interdisciplinar (CASTRO e SCHNEIDER, 2014).
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