Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola
Rosana Cecchini de Castro, Letícia Fialho Ruschel e Nelson Eduardo Estamado Rivero 13 novas práticas implementadas e o reconhecimento deste fazer precisava ser enunciado. Assim, em 2010, a partir de uma mobilização da equipe, o nome foi alterado para Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) . Neste momento, também se constitui como representante institucional do Serviço Escola junto ao curso de Psicologia e às exigências do Ministério da Educação. De modo a contar brevemente um pouco da história dessa mudança, em 2009, a equipe inicia alguns trabalhos cujas intervenções eram “externas”, junto à comunidade, incluindo oficinas, palestras, grupos e ações informativas que se organizaram a partir de solicitações realizadas ao PAAS por outros órgãos e/ou serviços. Naquele momento, a equipe identifica inúmeras possibilidades e potencialidades de ampliar o trabalho até então realizado, mas isso impactava diretamente na postura a adotar para que as ações fossem desenvolvidas dentro da perspectiva da saúde coletiva, já a rede do município pedia a nossa parceria. A solicitação era muito importante, prevista, inclusive no projeto anual enviado para a ASAV, mas implicava diretamente a formação dos profissionais que se viam diante do desafio de revisar e revisitar suas competências para então lançarem-se às proposições das novas demandas que chegavam ao PAAS. No ano de 2010, foram chamadas três consultorias externas a fim de capacitar a equipe. Três professores, das três diferentes áreas que atuam no serviço, ligados à saúde coletiva e à clínica ampliada estiveram com a equipe em seminários alternados a fim de refletirmos e discutirmos a respeito dos deslocamentos causados pela nova posição que o serviço estava assumindo. Em 2011 o PAAS completou 15 anos, sendo organizado um evento intitulado- Seminário Ampliando Sentidos: 15 anos do PAAS sobre clínica ampliada com Dr. Gustavo Tenório Cunha 6 , cujo objetivo era capacitar e refletir sobre as ações que vinham sendo realizadas e identificar a possibilidade de novas ações do PAAS. Também, nesta ocasião, foi realizada com a equipe uma capacitação interna em clínica ampliada, com o mesmo profissional, 6 Graduação em Medicina (1996), Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Saúde Coletiva, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é pesquisador contratado pelo Departamento de Saúde Coletiva da FCM/UNICAMP (PAEPE) e professor substituto) RTP, desenvolvendo atividades relacionadas à pesquisa, docência e extensão. Possui experiência na área de Saúde Coletiva e apoio à gestão, com ênfase em Atenção Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica Ampliada, Grupos Balint-Paidéia, Estratégia Saúde da Família; Gestão da Clínica; Humanização do SUS. Professor desde 2004 na disciplina MD945 - Módulo Planejamento e Gestão (da Clínica) no internato do curso de graduação da Faculdade de Medicina. Professor desde 2010 na disciplina MD 142 e MD 242, Ações em Sáude Coletiva I e II para o primeiro dos cursos de graduação da Medicina e da Fonaudiologia. É preceptor da Residência Médica em Medicina Preventiva e Social desde 2011.
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