Os desafios da prática interdisciplinar em um serviço escola

10 Introdução professores, técnicos e convidados que inventaram tempos e palavras para a produção dos textos; se fez através da coordenação que tomou decisões e assumiu riscos na negociação e execução deste projeto; se deu através da Ação Social da UNISINOS que acolheu a proposta financiando esta primeira edição. Também cabe destacar a disponibilidade e incentivo da Decana da Escola de Saúde Profª. Drª. Vera Regina Röhnelt Ramires, presente ao longo da construção da história do PAAS, tendo sido professora, pesquisadora e coordenadora do serviço que, de forma entusiasmada, acolheu esta iniciativa tornando-se importante parceira. A estas pessoas causa estranheza agradecer, pois nos parece que devem estar todos inclusos como efetivos protagonistas e signatários até mesmo deste editorial. Mesmo assim, muito obrigado a todos. Agradecimentos especiais também aos usuários, pacientes, participantes do PAAS que, antes destas formas identitárias com as quais os registramos, são pessoas que compartilham e produzem a vida entre as paredes, tempos e corpos do serviço escola. O tema desta edição não poderia ser outro. A interdisciplinaridade faz parte da história e dos instituintes do projeto, que desde 1996 (nominado como PIPAS) tem seu grupo constituído por diferentes formações 1 . Ressignifica- se mais recentemente com a proposta do PAAS em assumir sua relação com a ampliação do conceito de atenção em saúde, buscando construir um lugar de formação articulado com os princípios da saúde coletiva, da clínica ampliada e do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, criar as condições para que o serviço possa compartilhar seu cotidiano passam inevitavelmente pelo desafio da interdisciplinaridade. Então, esta edição foi produzida a partir de uma provocação dirigida a toda a equipe do PAAS também como exercício interdisciplinar: produzir textos, mais do que relatar ações, que possam convocar ao debate, que sejam peças vivas na trajetória de todos que estão no serviço neste momento, ofertando-se ao contato e compartilhamento com quem desejar. Os textos que o leitor apreciará nesta edição são, afinal, efeitos destas tantas linhas, tratando de diferentes ações: acolhimento, práticas jurídicas, práticas grupais e práticas institucionais. Desejamos que todos tenham a mesma satisfação ao ler estes textos quanto nós estamos satisfeitos em compartilhá-los. 1 Muitos foram os professores e técnicos de diferentes áreas que construiram a realidade interdsciplinar desde o PIPAS até o PAAS que estarão sempre presentes na história da construção deste projeto e aqui representados a partir do destaque ao prof. Ms. Fábio Alexandre Moraes, idealizador, coordenador e supervisor do serviço escola desde sua fundação em 1996 até 2001

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