A saúde mental em evidência: narrativas de um caminho utópico

85 Jéssika Ferreira de Lima e Rafaela Pereira Silva A proposta desta produção está, portanto, na necessidade de elucidar os diferentes papéis que residentes e instituição formadora desempenham dentro do Programa de Residência Multiprofissional, pretendendo-se: Valorizar a estratégia pedagógica com foco na qualidade do processo de aprendizagem dos residentes inseridos nos serviços, além de racionalizar a construção dos projetos por meio da definição mais clara das funções de cada um dos parceiros quanto ao desenvolvimento e financiamento (BRASIL, 2006, p. 13). Além disto, acredita-se que os modelos pedagógicos utilizados pelos programas precisam ganhar um foco especial, principalmente na busca pela ruptura do pensamento dicotômico entre o processo prático e o processo teórico. A partir desse rompimento, a inserção de todos os atores – residentes, tutores, preceptores, trabalhadores e a comunidade – se dará de uma forma mais horizontal, ampliando importantes debates e aprendizados entre todos (BRASIL, 2006). Acreditamos na consciência de todos/as os/as atores e, fundamentalmente, da instituição formadora sobre a escolha do Programa de Residência enquanto investimento num projeto ético político, construído dentro da história e compondo a luta pela Reforma Sanitária e Psiquiátrica. Somente munidos/as desta consciência crítica, reflexiva e construtiva, é que será possível trilhar muitos caminhos de aprendizados significativos e transformações potentes e geradoras de novos trabalhadores para o SUS. REFERÊNCIAS BRASIL. Resolução CNRMS n. 2, de 13 de abril de 2012. Dispõe sobre as diretrizes gerais para os Programas de Residência Multiprofissional e em Profissional de Saúde. BRASIL. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre a Lei Orgânica da Saúde. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, 2009. Série B. Textos Básicos de Saúde. BRASIL. Ministério da Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília, 2006. Serie B. Textos Básicos de Saúde.

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