Um jeito de ser e viver no kilombo de Mãe Preta

64 SÉRIE SABERES TRADICIONAIS – VOL. 3 o masculino são compreendidos na comunidade como energias ou forças que constituem todos os sujeitos, independente de sexo ou gênero. A busca constante é pelo equilíbrio dessas forças e uma grande constatação coletiva é de que há um profundo desequilíbrio dessas energias no mundo. Assim que eu iniciei minha relação com a Morada da Paz, Ys., Ya da comunidade, me apresentou todos os integrantes. Bg., Bàbá e único homem entre as mais velhas, me foi apresentado como “ o homem mais feminino que exis- te ”. Isso, é importante dizer, nada tem a ver com sexualidade ou com qual- quer performatividade específica – possíveis atos, ações, comportamentos associados à feminilidade. Figura 18: Aprendendo com as preces práticas. Acervo CoMPaz. O feminino e o masculino em questão têm a ver com uma percepção de complementariedade, e o esforço é para que essas forças sejam equili- bradas. São também designadas através dos Orixás, pois como disseram, “ os Orixás também são femininos e masculinos ” 8 . Nessa conversa que ti- vemos na cozinha, estavam Yb., também Ya da comunidade, Tj., Or., Bm. e eu. Or. sendo o único homem da conversa. Tj. me explicou que o mas- culino é mais vinculado ao poder de ação, à força física e o feminino mais 8 As entidades com as quais a Morada da Paz trabalha são, majoritariamente, oriundas do Panteão Africano. Contudo, há também outras que se manifestam: entidades do espaço, também conhecidos como extraterrestres, os elementares, que habitam os elementos da natureza – fogo, terra, água e ar –, almas santas, mestres ascensionais e ascensionados, entre outros. Há o caso, no panteão africano, de Oxumaré, que se apresenta como metade homem e metade mulher, mas essa entidade nunca vi se manifestar na comunidade.

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