Um jeito de ser e viver no kilombo de Mãe Preta

133 UM JEITO DE SER E VIVER NO KILOMBO DE MÃE PRETA Nascer e viver CoMPaz é continuamente um ato de cuidado, de aco- lhimento, de reverência a vida, recuperado através dos saberes e viveres do povo negro afrodescendente, dos povos indígenas e do dharma semea- do pelo budhismo tibetano mahayana. Compreendemos que a condição de saúde é um processo que demanda de cada pessoa e da comunidade, auto- conhecimento, respeito, receptividade, determinação, compreensão, soli- dariedade, gratidão, amor, comum-unidade e fé. Quando pensamos em saúde e adoecimento, a nossa experiência de vida, anterior à Comunidade revela que as pessoas, na maior parte das vezes, são consideradas individualidades. Observamos que quando uma pessoa manifesta em seu Ará algum desconforto físico e emocional, em geral, é considerado que esta pessoa está doente, havendo a necessidade da busca de um profissional de saúde para avaliar e intervir no processo de adoecimento, com medidas terapêuticas que, de modo geral, agem a partir da ingesta de elementos externos ao corpo, direcionados aos sintomas mais evidentes. Na maior parte das vezes não é considerado que a desarmonia possa ter origem em processos coletivos da comunidade de vida deste in- divíduo e, ainda que se considere o ambiente familiar e/ou social como causador, o tratamento é direcionado ao indivíduo. Na compreensão CoMPaz, o desconforto físico e/ou emocional é, primeiramente analisado como desarmonia e desalinhamento dos fluxos bioenergéticos e espirituais corpóreos. Em nosso cotidiano é parte do con- vívio e do cuidado perguntar: o que houve? Como você dormiu? O que fez e com quem esteve nas últimas horas? O que você sonhou? O que o está preocupando? Você tomou água hoje? Estas e tantas outras questões da vida são parte da autoavaliação e do cuidado da comunidade com todos os seus moradores e guardiões. Também são observados aspectos da comunidade de vida: como es- tamos, tensões e desafios coletivos, condições ambientais, alimentares e bioenergético espirituais do Território. O zelo cotidiano aos aspectos cita- dos oferece elementos para que a condição de saúde, de alinhamento bioe- nergético e espiritual se mantenha presente na maior parte do tempo.

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