Um jeito de ser e viver no kilombo de Mãe Preta

109 UM JEITO DE SER E VIVER NO KILOMBO DE MÃE PRETA A metodologia de trabalho da equipe pedagógica se desenvolve por meio de Ipádès que são círculos sagrados de escuta e de fala. Há Ipádès semanais de avaliação e planejamento com os educamores e momentos de estudo e reflexão sobre temáticas ligadas à educação para as relações étni- co-raciais e as diretrizes curriculares da educação escolar quilombola, com a participação dos membros da comunidade e colaboramores. Os processos pedagógicos da escola têm como referências autores brasileiros, afro-brasileiros e africanos como Paulo Freire, Frantz Fanon, Milton Santos, Kabengele Munanga, Rosa Margarida de Carvalho Rocha entre outros que apresentam a cosmovisão africana e a Educação Quilom- bola que são fundamentais para a formação da CoMKola. Educamores é uma ideia criada na Morada da Paz para designar os educadores da CoMKola, porque esses educadores estão comprometidos com uma educação amorosa e acolhedora, característica da Pedagogia do Encantamento. O termo educamado descreve as crianças da CoMKola, porque se tem a intencionalidade educativa de que elas sintam amor em aprender e gos- tem do espaço onde se encontram. A CoMKola possui seu calendário próprio com base na Nação Muzunguê, onde os meses do ano e os dias da semana são regidos pelas divindades, entidades e deidades que compõem as três matrizes filosóficas que embasam o nosso jeito de ser e viver (Indígena, Budismo Mahaiana na figura do 14 ° Dalai Lama e Afro), por isso nos autodenominamos Afrobu- dígenas. Por exemplo, em maio temos o Puja do Buda (12/05) e também a reverência as Ìyamis que são as mães ancestrais – a Grande Mãe África. As principais vivências da CoMKola ofertadas pelos educamores nesses últimos dois ciclos foram: agroecologia, percussão, canto, dança e expressão corporal, astronomia, gastronomia ancestral, História, Cultura e Memória Afrobrasileira Diaspórica. Os projetos da CoMKola para os próximos ciclos incluem, além da manutenção e qualificação das suas atividades em andamento, a sua le- galização enquanto espaço educativo, fortalecer intercâmbios com outros Espaços Educativos dentro e fora do Estado do Rio Grande do Sul, acolher outras crianças e jovens em suas oficinas e vivências e constituir a Asso- ciação dos Pais, Progenitores, Responsáveis e Colaboramores da CoMKola (APREMACOM). Aṣé! Chuva de Luz! Gratidão!

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz