A capoeira joga com a dureza da vida

SUMÁRIO 11
INTRODUÇÃO 13
PARTE I – A VOLTA QUE O MUNDO DEU 27
CAPÍTULO 1 – O PROCESSO DE REPARAÇÃO E RECONHECIMENTO DA CAPOEIRA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE 28
Fortalecendo a identidade 31
A capoeira e seu processo de reparação 36
CAPÍTULO 2 – A CAPOEIRA: REPERCUSSÕES POLÍTICAS, ATORES E INTENÇÕES 43
Ao sair do treino de Capoeira Angola no CEVI, em 1996. Três colegas e eu... 44
Uma descrição tensa 44
Estratificação social e ódio racial no Brasil: gênese e atualizações 47
Na pressão: ações políticas, seus atores e intenções 53
A cultura negra e a capoeira em tempos de multiculturalismo 57
PARTE II – NAS RODAS E VOLTAS DA CAPOEIRA 65
CAPÍTULO 3 – VIVENDO A CAPOEIRA HOJE E A QUALQUER MOMENTO 66
Circulando pela cidade na resistência do Movimento Capoeira Angola 66
De que(m) você tem medo? 74
Marginalização e resistência quilombola urbana 79
De pernas para o ar no ciberespaço: o You Tube como expansão da roda de capoeira. 84
A tradição off-line 87
A investigação no ciberespaço 90
Um jogo observante, a capoeira na rede social 93
As mães quilombolas e a capoeira off-line 96
CAPÍTULO 4 – CAPOEIRA QUE FEZ O POVO SE UNIR E DANÇAR E O AFOXÉ, QUE É A FALA QUE FAZ 104
Conexão com saberes de Mestre Churrasco 104
Cássio Tambor: “Daqui uns anos estaremos formando artistas” 108
A experiência com Mestre Churrasco vista por Cássio Tambor 110
O Rabo de Arraia e Mestre Môa do Katendê 120
Afoxé Amigos de Katendê na UFRGS 127
CONSIDERAÇÕES FINAIS 131
REFERÊNCIAS 134
ANEXOS 139
Anexo 1: Sobre o espaço multicultural, educativo e comunitário: Quilombo dos Machado 140
Anexo 2: Cine Reflexão de novembro exibe o documentário Filhos de Gandhy 141
Anexo 3: Outras fotos do Capoeira Park e Cássio Tambor 143

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