61 A CAPOEIRA JOGA COM A DUREZA DA VIDA e simbólica. Quanto à resistência da tradição negra à modernidade, aponta Stuart Hall (2003): Amanutenção de identidades racializadas, étnico-culturais e religiosas, é obviamente relevante à autocompreensão dessas comunidades [...] Mas certamente essas comunidades não estão emparedadas em uma tradição imutável. Assim como ocorre na maioria das diásporas, as tradições variam de acordo com a pessoa, ou mesmo dentro de uma mesma pessoa, e constantemente são revisadas e transformadas em resposta às experiências migratórias [...] (HALL, 2003, p. 67). A negritude se consolidou enquanto uma categoria de afirmação e contraponto à violência social atribuída ao sujeito negro. Portanto, o significado negro atribuído pelos ataques racistas foi incorporado pelos negros enquanto símbolo de cidadania e identidade étnica. Essa demarcação de diferença provocou um posicionamento político e reivindicações de reconhecimento da cidadania negra. Dessa forma, houve uma crescente conscientização da existência de um etnocentrismo excludente que subjugava a população negra a uma representação subalterna na sociedade. Essa superação e afirmação identitária é desenvolvida por Hall (2003): [...] Tais mudanças de perspectiva refletem não só os resultados do próprio trabalho intelectual, mas também a maneira como os desenvolvimentos e as verdadeiras transformações históricas são apropriadas no pensamento e fornecem ao pensamento, não seria garantia de ‘correção’, mas suas orientações fundamentais, suas condições de existência. É por causa dessa articulação complexa entre pensamento e realidade histórica, refletida nas categorias sociais do pensamento e na contínua dialética entre ‘poder’ e ‘conhecimento’, que tais rupturas são dignas de registro (HALL, 2003, p. 131). A implantação de ações afirmativas nas universidades, no caso do Brasil, objetivando reparar as injustiças causadas pelo processo histórico de exclusão e racismo institucional, ainda causa estranhamentos. Existem avaliações de que é necessária uma representação epistêmica que contemple todas as áreas de conhecimento, abordando as contribuições dos cientistas e intelectuais negros para
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