A capoeira joga com a dureza da vida

55 A CAPOEIRA JOGA COM A DUREZA DA VIDA não era considerada bonita era encaminhada ao trabalho braçal junto aos homens. Aproximando-se o período do abolicionismo, houve uma investida em forçosamente aumentar o contingente de escravos, aumentando a procriação entre os mesmos. Uma vez que as escravas eram classificadas como ‘reprodutoras’, e não como ‘mães’, suas crianças poderiam ser vendidas e enviadas para longe, como bezerros e vacas. Um ano após a interrupção do tráfico de populações africanas, um tribunal da Carolina do Sul decidiu que as escravas não tinham nenhum direito legal sobre suas filhas e filhos. Assim, de acordo com essa medida, as crianças poderiam ser vendidas e separadas das mães em qualquer idade [...] (DAVIS, 2016, p. 20). Os pais de família negros escravizados viviam impotentes perante o domínio de sua família e de seu destino nesse contexto. Torna-se muito difícil mensurar o estado de tensão emocional que um homem negro nessas condições de vida devia suportar para sobreviver, enquanto recai sobre a mulher negra ser relegada a símbolo de promiscuidade e objeto de prática sexual. Objeto de desejo dos brancos, mas não a de ser um compromisso social como o conferido às mulheres “respeitáveis” da aristocracia, por exemplo. A escravidão foi base para a apropriação dos meios de produção por parte dos brancos escravagistas e, assim sendo, para a implementação do sistema capitalista. Ainda hoje, os brancos ocupam espaço predominante nos espaços de poder institucional e, simbolicamente, exercem sobre os negros em sociedade uma legitimidade de poder e dominação. No Brasil, na primeira década do século XXI foram adotadas algumas políticas que visam reparar as injustiças sociais que, por gerações, destinaram a população negra ao nível mais baixo da hierarquia social. Entre essas políticas implementadas está a reserva de vagas para pessoas autodeclaradas negras nas universidades públicas do Brasil. Passados mais de dez anos da implementação das políticas de ações afirmativas, é comum ouvir relatos de estudantes negros que ingressaram na universidade através de tal política, versando sobre como cotidianamente sofrem insultos por parte de estudantes bran-

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