129 A CAPOEIRA JOGA COM A DUREZA DA VIDA reverter adversidades sociais que o pensamento de matriz africana e seus defensores sofrem ainda hoje. Na arena social onde se estabelecem disputas ideológicas referentes às matrizes da Capoeira Angola e da Regional, por exemplo, se revelou um universo potente para abordagem acerca das impressões e posições dos interlocutores envolvidos em relação ao seu engajamento e visão de mundo. Enfim, como o fundamento da capoeira simbolicamente o afeta e o mobiliza para a vida em sociedade, já que ambos os estilos estabelecem uma disputa histórica por legitimidade e autenticidade desde a crescente busca pela capoeira e sua comercialização? A iniciativa do Grupo de Estudo no CEVI ainda forma frequentadores do centro comunitário e da Capoeira Angola de maneira paralela ao ensino formal e como um impulso na busca por afirmação na sociedade. Mestre Ratinho fez um discurso comovente no aniversário de 23 anos do Grupo de Capoeira Angola Rabo de Arraia: O Grupo Rabo de Arraia aqui no CEVI é um trabalho de resistência, e é muito bom hoje estar aqui e compartilhar com vocês. Isso é muito legal! Os centros comunitários vêm sofrendo abalos e mais abalos. Ao longo dos anos, a gente, vendo esses governos que entram e saem, a gente tá vendo que a coisa tá caindo, caindo e a gente tá resistindo do jeito que pode. Os centros comunitários, para mim, foram a minha segunda faculdade, porque eu, recém-formado em Educação Física, logo entrei nos centros comunitários para trabalhar, e na verdade eu aprendi a ser professor nos centros comunitários. É na comunidade que a gente aprende. Toda aquela teoria da faculdade não adianta. É fazendo, se relacionando, construindo a solidariedade, a fraternidade, a caridade, são as coisas mais importantes que a gente precisa para mudar esse país e mudar nossas vidas também.45 45 Entrevista com Mestre Ratinho em maio de 2018.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz