128 SÉRIE SABERES TRADICIONAIS – VOL. 4 popular nos convoca a permanecer em conformidade com nossos ideais de inclusão sem deixar-nos seduzir pelo simbolismo imperial de renomadas instituições que, atravessadas por servidores preconceituosos e apoiados por burocracias tendenciosas, vêm há tempos selecionando os frequentadores das atividades na universidade pública. Conforme apontou Hall (2003): O papel do ‘popular’ na cultura popular é o de fixar a autenticidade das formas populares, enraizando-as nas experiências das comunidades populares das quais elas retiram o seu vigor e nos permitindo vê-las como expressão de uma vida social subalterna específica, que resiste a ser constantemente reformulada enquanto baixa e periférica (HALL, 2003, p. 340). Desafiei-me a elaborar uma etnografia através de uma descrição tensa. Para isso, mapeei potenciais interlocutores que vieram a colaborar com informações fundamentais para a construção de dados etnográficos. Quando iniciamos o trabalho sobre capoeira, ela parecia envolta em um debate sobre identidades nacionais, em tradições singulares. No transcorrer do trabalho, demonstramos como a capoeira faz sentido em suas múltiplas formas de vivenciá- -la no presente e os efeitos esperados por aqueles que dela e nela vivem. A questão multidisciplinar presente na prática/ensino relatada em depoimentos dos mestres e capoeiristas transcende o jogo de capoeira às mais variadas situações do cotidiano. Através de algumas observações, obtive a impressão de que no processo de aprendizado estão envolvidos inúmeros temas, desde a conscientização da luta histórica para regularizar essa prática até as experiências no espaço urbano e o ensino-vivência no mato. Trata-se de um aprendizado que insere o aprendiz a circular em outros lugares da cidade, para além dos parceiros de capoeira. Durante o ensino da capoeira, os alunos são introduzidos em espaços relacionados à ancestralidade negra. Estes são alguns dos cenários de resistência onde está disseminada essa cultura ancestral. A vivência com os capoeiristas me induziu à constatação por vias de translucidar a conexão de saberes que a capoeira apresenta, e que resulta na transformação desses sujeitos em agentes capazes de
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz