Haikaizando a cidade

O Haikai e a cidade: criações literárias no espaço escolar 9 do meio virtual. Em uma era dominada pelas selfies , pelas redes sociais que falam mais por imagens que por palavras, as aulas de literatu- ra não podem simplesmente negar a existência dessas novas formas de comunicação contem- porâneas, mas sim acercar-se desse momento histórico para, assim, poder adentrar e trazer sentido aos clássicos da literatura produzidos desde o século XVII. Partir do presente para entender o passado é apenas uma das estraté- gias de aprendizagem utilizadas com vistas a aprimorar a escrita dos alunos dos Cursos Téc- nicos Integrados do IFRS Campus Canoas. De acordo com Adriana Calcanhoto (2014, p. 9), “o haicai é a forma poética mais sintética de todas. É a síntese da síntese”. Sen- do, assim, essa forma de poesia dialoga com os tempos modernos que clamam por rapidez e praticidade, tornando-se familiar e quase espontâneo aos nossos alunos imersos e sub- mersos nas novas tecnologias, para as quais a economia de palavras significa melhor desem- penho na comunicação. Técnica literária intro- duzida pelo poeta e viajante japonês Matsuo Bashô (1644-1694), o Haikai 5 é um poema 5 O haikai deriva de uma forma anterior de poesia, em voga no Japão entre os séculos IX e XII, designada por tanka; tinha cinco versos, de cinco e sete sílabas, que tratavam temas religiosos ou ligados à corte. Conforme o pesquisador Gustavo Frade (2014, p. 140), “a expressão poética em língua japonesa mais tradicional da aristocracia dos sécu-

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