Haikaizando a cidade

O Haikai e a cidade: criações literárias no espaço escolar 21 de inglês, cursando uma disciplina ministrada em francês e conhecendo, a cada encontro, ideogramas japoneses para entender o haikai ou haïku (escrita em língua francesa) foi, sem dúvidas, uma experiência multicultural e en- riquecedora, ainda mais por saber que estava ganhando espaços no século XXI. Em 2019, o projeto de Extensão “Lin- guagens e(m) Comunicação” 11 ofertou, ao lon- go do ano, oficinas e cursos, entre elas: Oficina de Escrita Criativa (gêneros haikai, crônica, poesia, conto), Conversation Meetings (con- versação em língua inglesa), Curso de Leitu- ra e Conversação em Português como Língua Adicional, Oficina de Conceitos Básicos da Comunicação Corporativa e continuação dos Cursos de Língua Francesa – turmas Francês 2 e Francês 3 –, iniciados em 2018 apenas como cursos de extensão, sem vinculação a projetos. Com vistas a promover as linguagens no âm- e fuga: escrita, arte e autoconhecimento em Rakushisha , de Adriana Lisboa. Entretanto, uma reflexão mais densa sobre os haikais nele contidos ainda está em andamento. Disponível para acesso gratuito em: https://www.fnac.com/livre-numerique/a13592641/Cimara-Va lim-de-Melo-Literatura-brasileira-e-contemporaneidade. 11 A bolsista remunerada Bruna Pfingstag Grutka, que atuou na ati- vidade Conversation Meetings, recebeu o prêmio Destaque na 20ª MostraPoa no IFRS Campus Porto Alegre da área “Linguística, Le- tras e Artes”, nível Técnico, modalidade Oral pela apresentação do trabalho intitulado “Conversação em Língua Inglesa: experiências e estratégias para fluência em L2 por meio da Extensão”. Após esse reconhecimento, foi possível perceber a relevância da proposta e deli- near uma ação integradora da área de Linguagens para 2020.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz