Haikaizando a cidade
O Haikai e a cidade: criações literárias no espaço escolar 15 música escutada previamente. Belos poemas foram socializados em voz alta. O aceite dos alunos levou-me a escre- ver e desenvolver um projeto de Ensino, em 2016, intitulado “(Re)criando através da (re) escrita: oficinas de produção literária” 8 subme- tido ao Edital PROEN/IFRS nº 002/2016, no qual obtive duas bolsistas remuneradas, uma ofertando Oficinas de Haikai e a outra Ofi- cinas de Crônica aos alunos do IFRS. Alguns objetivos do projeto eram: Geral: Aprimorar a escrita do aluno por meio da (re)escrita de crônicas e Haikais e suas variações. Específicos: • Conhecer a poesia de origem oriental; • Produzir poemas com a métrica dos haikais; • Promover o contato com haikais de autores brasileiros famosos como Millôr Fernandes, Mario Quintana, Manuel Bandeira, Eri- co Verissimo, Paulo Leminski, Alice Ruiz, Monteiro Lobato, en- tre outros; 8 As professoras colaboradoras do projeto de Ensino, em 2016, eram: Cimara Valim de Melo, Gláucia da Silva Henge e Fabiana Cardoso Fidelis.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz