Haikaizando a cidade

Sheila Katiane Staudt 10 de apenas três versos, sem título e sem rimas. Com um total de dezessete sílabas divididas em três frases ou linhas de 5-7-5, respectiva- mente, a métrica própria do Haikai exige cer- to domínio do escritor para expressar tudo o que deseja verbalizar em apenas três linhas. A temática do haikai, em sua concepção, enfa- tizava a natureza, a passagem das estações e a espiritualidade advinda dos preceitos do zen- -Budismo. Um dos poemas mais conhecidos do mestre Bashô é: O velho tanque – Uma rã mergulha. Barulho de água. Matsuo Bashô A fim de explicar a sílaba métrica aos alunos dividimos as palavras de cada linha ou verso para realizar a contagem. Paramos de contar na última sílaba tônica da última pala- vra. No caso de Bashô, a tradução para a língua los VIII a XII era o gênero clássico chamado de waka, composto pelo padrão 5-7-5-7-7. Nos séculos seguintes, tendo o waka como base, surgiu o renga, em que mais de um poeta, em performance coletiva, se alternavam ligando em sequência estrofes de 5-7-5 e 7-7, expandi- do a antiga forma de poema curto. O haikai surge como uma estética específica ou um modo particular de pensar a arte poética aplicada ao renga”. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index. php/emtese/article/view/6124. Acesso em: 30 jul. 2020.

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