Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 3
Água, elemento representativo da ecologia integral 95 de e no planeta. Por exemplo, ao invés de contemplar a água simplesmente como commodities a serem comercializadas para produzir lucros, responden- do aos interesses econômicos de grandes corporações, a ecologia integral a concebe como um elemento essencial a ser considerado nas suas múlti- plas conexões, devendo ser protegido e administrado adequadamente para o benefício de todos. É nesta perspectiva que o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA 2018) salienta que “a água é um bem comum e deve ser preservada e gerida pelos povos para as necessidades da vida, garantindo sua produção e perpetuação”. 3 Barlow (2015) associa os bens comuns ao antigo conceito de proprie- dade pública, que mobiliza a noção de que determinados recursos naturais – particularmente o ar, a água e os oceanos – são centrais à nossa própria existência e considerados como propriedades do público que não podem ter o seu acesso negado a elas. Os recursos do patrimônio devem, portanto, ser protegidos para o bem comum e não apropriados para o ganho privado. As- sim, tais recursos não podem ser apreciados por uma abordagem reducionis- ta nem geridos por interesses econômicos em detrimento das preocupações abrangentes, que consideram as condições de vida no planeta. A autora lembra também que há três tipos de propriedades públicas. A primeira categoria inclui a água, as terras, o ar, as florestas e a pesca – sobre as quais depende a vida de todas as pessoas. A segunda inclui a cultura e o conhecimento, que são criações coletivas de nossa espécie. A terceira é a propriedade pública social, que garante acesso público à saúde, educação e serviços sociais. Barlow (2015) reforça esta concepção afirmando que qual- quer acesso ao uso de patrimônio comum traz consigo uma obrigação moral correspondente de agir como seu guardião em prol de todos, e o acúmulo de qualquer direito não deve infringir o direito inato dos outros à sua porção justa do patrimônio comum. Uma visão sistêmica da realidade nos proporciona a compreensão de que tudo está interligado. O tempo e o espaço não são independentes entre si. Nem os próprios átomos e as partículas subatômicas podem ser considerados 3 FAMA 2018: Ocorreu entre os dias 17e 22 de março de 2018, contando com a participação de mais de 7 mil pessoas da cidade e do campo, das águas e das florestas, representantes de povos originários e comunidades tradicionais articulados em mais de 450 organizações nacionais e internacionais de todos os continentes. Trata-se de movimentos populares, tradições religiosas e espiritualidades, organizações não governamentais, universidades, pesquisadores, ambienta- listas, organizados em grupos, coletivos, redes, frentes, comitês, fóruns, institutos, articulações, sindicatos e conselhos.
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