Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 3
37 PRODUÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS ECOLÓGICOS PLURAIS: EXPERIÊNCIAS COM ALGUMAS POPULAÇÕES RURAIS TRADICIONAIS E INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE AUTONOMIA SOCIOAMBIENTAL Dimas Floriani 1 Nicolas Floriani 2 Introdução A produção de sujeitos ecológicos plurais tem como pano de fundo a relação sociedade-natureza pela qual é possível buscar identificar o emara- nhado de situações e conflitos e por onde emerge sua condição de sujeitos de ação. O atual momento histórico das sociedades humanas é conhecido como crise civilizacional do modelo de desenvolvimento insustentável em curso, pois coloca em risco e em xeque as formas de apropriação e dos usos da natureza. Ademais, indagamos a respeito do tipo de padrão de desenvol- vimento necessário e desejável para garantir as condições imprescindíveis para a reprodução da vida no Planeta, mas sem antes de deixarmos de carac- terizar o que se pode designar por sujeitos ecológicos plurais. Dessa maneira, o esgotamento do modelo de desenvolvimento das sociedades humanas se expressa pelo mito do crescimento econômico, espé- cie de mantra repetido por todos os tipos de regimes políticos atualmente existentes no Planeta, com a ilusão de que esse padrão produzirá bem-estar e felicidade a cada um e a todos os seres humanos. A ausência de mecanismos de freios para conter os efeitos entrópicos de exploração da natureza conta- 1 Doutor em Sociologia (UCL-Bélgica) e Pós-Doutor (El Colégio de México e PNUMA, 2002). Professor Titular Sênior no Programa de Pós-Graduação emMeio Ambiente e Desenvolvimento e no Programas de Pós-Graduação em Sociologia (UFPR). Pesquisador CNPq e Coordenador Acadêmico da Casa Latino-americana (CASLA), Curitiba, PR. 2 Doutor emMeio Ambiente e Desenvolvimento e Mestre em Ciências do Solo, UFPR. Pós-dou- tor (CAPES, 2015) no Chile e na França. Professor Associado – Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR. Coordenador do Núcleo de Estudos de Agroecologia (NEA) e do Projeto UNItinerante. DOI: https://doi.org/10.29327/532184.1-2
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