Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 3
Paradoxos nos entrelaçamentos entre o social e o ambiental: a ecologia integral em múltiplas conexões 33 A ecologia integral se coaduna com o cuidado com a casa comum e, como tal, é, de um lado, uma continuidade com documentos precedentes; de outro, claramente significa uma inovação ou viragem no pensamento social cristão. A oposição ao seu conteúdo encontra-se diretamente ligada ao fato de incorporar o grito da terra – justiça ambiental – e o grito dos excluídos, o grito dos pobres – justiça social. Ao afirmar que o sistema é in- sustentável e doentio, surge um compromisso socioambiental e um delinea- mento político definido e alinhavado com forças de expressão e de conflito internacional. 6. Apontamentos de Utopia com intuito de considerações finais Generosidade ou bondade é uma tônica da encíclica nas circunstâncias das entrelinhas da sociedade concorrencial capitalista. Do ponto de vista so- ciológico existem diversas ferramentas a que se pode atribuir o propósito de construir pontes entre o humano e seu habitat, de fazer emergir imaginários comuns em convivência e convergência, de forjar afetos, amizades, entrela- çamentos e relacionamentos vitais. Em termos gerais, as pessoas só cuidam de algo quando tem afeto ou conseguem expressar afeto: certamente isso se reporta também aos bens ambientais. A educação ambiental tenta agregar a dimensão racional, as ciências até a dimensão afetiva inerente aos cuidados com o ambiente. É possível representar o contato e os cuidados com a complexidade ambiental como uma epifania do outro (FABIAN, 2007), que sugere uma visitação ao diferente e ao idêntico. Parece antes um processo sociocultural de revelação progressiva, de visitar o outro com um encontro sempre ao mesmo tempo incompleto, assim como se alimentar a cada dia. É a gênese de um permanente desejo de novos encontros, pois que incapaz de uma vez por todas ou na totalidade; portanto se renova com suas sinergias específicas a cada novo encontro. Esta utopia paradoxal também está enunciada em outros documentos como: [...] Espero que no final não haja ‘outros’, mas apenas um ‘nós’. Espero que tanta dor não seja inútil, que demos um salto para uma nova for- ma de vida e descubramos definitivamente que nos precisamos e nos devemos uns aos outros, para que a humanidade renasça com todos os rostos, todas as mãos e todas as vozes, para além das fronteiras que criamos (FT, 35).
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz