Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 3
Nietzsche: das forças cósmicas à economia ecológica integral 175 Primeiro princípio : a grande política quer que a fisiologia seja a rainha de todas as outras questões: ela quer criar um poder suficientemente forte para educar a Humanidade, como um todo superior, com uma dureza sem contemplação, contra tudo o que há de degenerado e pa- rasítico na vida – contra o que perverte, contamina, denigre, arruína... e que vê na negação da vida o emblema de uma espécie superior de espírito. Segundo princípio : Guerra de morte contra o vício: é viciosa toda a espécie de contranatureza. O sacerdote cristão é a espécie de homem mais viciosa que há: pois ele ensina a contranatureza. Terceiro princípio : criar um partido da vida, suficientemente forte para a grande política: a grande política faz da fisiologia a rainha de todas as outras questões – ela quer educar a Humanidade como um todo, ela avalia o lugar das raças, dos povos, dos indivíduos, segundo o seu [–] futuro, segundo a garantia da vida que carrega o seu futuro – ela coloca impiedosamente um fim a tudo que é degenerado e parasitário. Quarto princípio : o resto decorre daí ( Nc /FP de dezembro de 1888 a janeiro de 1889, 25[1], KSA, 13.638). Numa normatividade econômica integral, inspirada pela grande po- lítica, a fisiologia é educada para a dureza, para assumir o grande peso, no sentido de enfrentar desafios e obstáculos, de assumir a vida como ela é; para além de promessas escatológicas, ela educa para a dimensão dos se- res viventes compreendidos em sua integralidade, superando todo o tipo de divisões e classificações indevidas. Noéli de Correa de Melo Sobrinho diz que “(...) este movimento de oposição ao nacionalismo que pretende a unificação da Europa, Nietzsche chama também de grande política .” (SO- BRINHO, 2007, p. 30). Na grande política está implicada “(...) uma rup- tura com os conservadores que querem fazer o passado retornar, e também com os liberais e todos os seus afins, como o anarquismo e o socialismo, com suas ideias de progresso, igualdade de direitos e sociedade livre ” (SO- BRINHO, 2007, p. 30). Desta ordem econômica integral é que nasce o grande redentor, para além de todas as divisões, o além do homem. Este é o espírito livre, o grande redentor, capaz de superar todos os parâmetros morais de bem e mal, que dividem para afirmar as forças propulsoras de vida que unem em torno da dinâmica afirmativa e inclusiva. É da terra, em seu sentido mais genuíno, como natureza permeada pela lógica das forças, que o grande redentor no bem e no mal se afirma como além do homem.
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